Grupo de italianos da região Trento visita o Santuário Santa Paulina
Comitiva de Albiano está hospedada no município de Rio dos Cedros
Comitiva de Albiano está hospedada no município de Rio dos Cedros
Aproximadamente 16 peregrinos de Albiano, região de Trento, na Itália, visitaram o Santuário Santa Paulina. Os italianos chegaram a Nova Trento no final da tarde de quinta-feira, 7.
A visita fazia parte do percurso dos italianos, que após visitar o santuário iriam conhecer o município do Rio dos Cedros, devido à colonização italiana. O intuito da visita ao santuário foi conhecer mais sobre Santa Paulina, que nasceu próximo da cidade de Albiano, cerca de 25 km.
A peregrinação faz parte do acordo de amizade entre a Prefeitura de Albiano, na Itália, e Prefeitura do Rio dos Cedros, em Santa Catarina. O acordo de amizade chama-se GEMELLAGGIO (cidades coirmãs).
Esse ato oficial entre a cidade brasileira e italiana aconteceu devido a imigração italiana, no século XIX, onde vários italianos vieram para o Brasil, principalmente para o sul do país. Os italianos vindos daquela região de Albiano colonizaram a região de Rio dos Cedros.
Os italianos estavam acompanhados do Presidente do Círculo Trentino do Rio Dos Cedros, Jaime Luiz Visentainer, sobrinho de Santa Paulina. “É uma alegria sempre visitar o santuário dedicado a Santa Paulina. Ainda mais hoje com os nossos irmãos da Itália. Bem pertinho de onde Santa Paulina nasceu”, afirma o presidente.
A prefeita de Albiano, Erna Pisetta, ressalta que a comunidade Albiano assistiu a imigração, no ano de 1875, devido à crise econômica na Itália, e ficam encantados com a história da santa que na época também fez parte desta imigração.
Após visitar o santuário, os peregrinos continuaram viagem para o município do Rio dos Cedros, onde ficarão 10 dias antes de retornar para a Itália.