Após nove horas de estrada, os participantes da primeira viagem de estudos do Projeto Rotas do Itajaí chegaram a Serra Gaúcha na quinta-feira, 6, e deram início ao estudo de boas práticas de turismo, cujos modelos possam ser adaptados a cultura e as peculiaridades dos municípios da região de Brusque – SC.
A primeira empresa visitada pelo grupo foi a Cristais de Gramado. Além de conhecer toda a área comercial do empreendimento, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar todo o processo de fabricação de uma peça de cristal pelo método milenar de produção de cristais. A visita a empresa teve como tema principal o empreendedorismo e a qualidade no atendimento.
A tarde iniciou com uma palestra no Convention & Visitors Bureau da Região das Hortênsias, tendo como foco os seguintes temas: Captação de Eventos, Mapa de Sazonalidade, Natal Luz e Educação para o Turismo. Os participantes ainda tiveram oportunidade de conhecer o escritório onde funciona o Convention.
Em seguida, o grupo conheceu a empresa Chocolate Florybal, onde teve oportunidade de visitar a fábrica e acompanhar o processo artesanal de produção de diversos tipos de chocolates, além de visitar a loja onde os produtos são comercializados diretamente ao consumidor final. Neste empreendimento, os objetos de estudos foram: qualidade no atendimento voltado ao turismo e apoio e envolvimento dom a atividade turística regional.
Em seguida, os participantes visitaram a empresa Café Colonial para conhecer formas alternativas de comercializar um típico café colonial.
Para fechar as atividades do dia, os alunos conheceram, na prática, algumas atividades desenvolvidas pelo Natal Luz de Gramado, sendo uma delas ao ar livre e, por fim, participaram do 29º Desfile de Natal de Gramado. “Todas as atividades relacionadas ao Natal Luz são organizadas pela Autarquia Municipal de Turismo Gramado Tur, a quem compete o planejamento de atividades vinculadas ao turismo e a cultura de Gramado. O estudo do evento teve como foco os seguintes temas:Associativismo e parcerias para o turismo; Evento Natal Luz; Qualidade no atendimento; Resgate histórico e cultural; Preservação da cultura; Apoio e envolvimento com a atividade turista regional”, explica a coordenadora do projeto Rosemari Glatz.
Segundo dia
Na sexta-feira, 7, o grupo de estudos vai conhecer empreendimentos e projetos nos municípios de Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.