Guabiruba terá orquestra municipal

Período de inscrições para participar do conjunto termina hoje

Guabiruba terá orquestra municipal

Período de inscrições para participar do conjunto termina hoje

Guabiruba passará a contar com uma Orquestra Municipal até o fim do ano. A Fundação Cultural do município (FCG) lançou o edital para inscrição dos interessados em participar do projeto. O prazo encerra nesta quarta-feira, 29. O objetivo é iniciar as aulas de música ainda no primeiro semestre, de acordo com o superintendente da entidade, Gilmar Celva.

Ele explica que a ideia de criar a Orquestra Municipal de Guabiruba surgiu por dois motivos. Um deles é ajudar na formação de jovens estudantes por meio da introdução da música em seu cotidiano. O outro é por causa das aulas de música que a fundação já fornece. “A ideia é dar continuidade com os alunos que já faziam os cursos de música da fundação, permaneciam por um ano e depois iam se aperfeiçoar e outros locais. É principalmente por isso, pelos talentos que encontrávamos em apresentações culturais nas escolas”, diz Celva.

As inscrições podem ser realizadas por estudantes a partir do sexto ano do Ensino Fundamental, no entanto, a participação não é exclusiva para alunos. A comunidade em geral também pode se inscrever, explica o superintendente da Fundação Cultural. Além disso, não é obrigatório saber tocar algum instrumento. São ofertadas 30 vagas em diferentes instrumentos.
De acordo com Celva, após o período de inscrições haverá uma etapa de avaliação, na qual os integrantes serão separados por nível de conhecimento. Após isso, as aulas – que serão realizadas na própria FCG – irão começar. Os integrantes da orquestra serão divididos por blocos de conhecimento, com ensaios semanais.
Diferenciação

A Orquestra Municipal de Guabiruba não será aquela tradicional, com apenas o violino, violoncelo, maestro e demais instrumentos. Celva afirma que a FCG pretende fazer algo diferente, por isso também estão incluídos o contrabaixo, a guitarra, os instrumentos de percussão e os de sopro.

As professoras que dão aulas nas fanfarras das escolas municipais é que serão responsáveis pelos alunos, sob a supervisão do maestro Marcelo Heckert.
Vagas na orquestra

Violino: 8
Violoncelo: 2
Flauta Transversal: 2
Clarinete: 2
Saxofone Alto: 1
Saxofone Tenor: 1
Trompete: 3
Trombone: 2
Guitarra: 1
Contrabaixo Elétrico: 1
Teclado: 2
Violão: 2
Percussão (Bateria, Glockenspiel e acessórios): 3

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio