Guia da Série B 2024: saiba tudo sobre o Brusque e seus adversários
Pelo quarto ano consecutivo, O Município apresenta especial com informações da principal competição do quadricolor na temporada
A Série B de 2024 pode até não chamar tanto a atenção como chamou em 2021 e 2022, mas continua com clubes grandes, muito tradicionais, numa competição que promete equilíbrio em todos os locais da tabela. Ainda assim, há um claro favorito ao título, e um clube que se sobressaiu de forma negativa na primeira parte da temporada.
Nas últimas duas edições das quais o Brusque participou, havia clubes como Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Vasco. Desta vez, há o Santos, disputando sua primeira Série B. É o único clube do “G-12” neste ano, foi vice-campeão paulista e, pelo que tem apresentado em campo após o trauma do rebaixamento, é o time a ser batido.
Diversos clubes se propõem à luta pelo acesso. Sport, Paysandu e Ceará vivem ótimos momentos. América-MG, Coritiba vêm da Série A e querem voltar o quanto antes, assim como o Goiás, que passou por troca de técnico e vem com diversas contratações.
Em Santa Catarina, Avaí e Chapecoense são incógnitas. O Leão foi semifinalista do Catarinense, mas não vem agradando o torcedor. Costuma brigar pelo acesso, mas a luta em 2023 foi contra o rebaixamento. A Chape fez um início de ano muito frustrante, e tenta se ajeitar trazendo o técnico Umberto Louzer, com quem foi campeã em 2020.
Esta Série B tem nada menos que sete clubes paulistas. O Novorizontino se destaca, mas alguns deles passaram pelo estadual sem impressionar, como Guarani e Botafogo-SP. O pior foi o Ituano, clube que quase subiu em 2022: só venceu uma partida em 2024, das 13 que disputou.
Em meio a esta grande disputa, está o Bruscão. O quadricolor cumpriu os principais objetivos na primeira parte de 2024. Passada a frustração da final do Catarinense, o quadricolor se reforça e tenta suportar a pressão de começar uma Série B jogando longe de sua própria cidade por tempo indeterminado.
O Município apresenta, mais uma vez, o Guia da Série B, com informações sobre como vêm cada uma das 20 equipes participantes e também detalhes gerais da competição. Para navegar, utilize o menu superior ou clique nos escudos a seguir. Se você acessou por links alternativos e o menu não aparece, vá ao final desta página e clique em “exibir versão não-AMP”. As ilustrações dos mascotes são de Ed Carlos Santana.
Quem chegou vindo de baixo
Amazonas
Brusque
Operário-PR
Paysandu
Quem chegou vindo de cima
Santos
Goiás
Coritiba
América-MG
Artilheiros no ano
1 – Anselmo Ramon – 13 gols em 18 jogos
2 – Nicolas – 13 gols em 19 jogos
3 – Robson – 11 gols em 15 jogos
4 – Paulo Baya – 11 gols em 16 jogos
5 – Erick Pulga – 9 gols em 15 jogos
6 – Alesson – 9 gols em 19 jogos
7 – Gustavo Coutinho – 9 gols em 22 jogos
Nos estaduais
Campeões: Ceará, CRB, Paysandu, Sport
Vice-campeões: Amazonas, Brusque, Santos, Vila Nova
Rebaixados: Ituano
Na Copa do Brasil
3ª fase: Amazonas, Botafogo-SP, Brusque, Ceará, CRB, Goiás, Sport, Operário-PR
2ª fase: Paysandu
1ª fase: América-MG, Coritiba, Ituano
não disputou: Avaí, Chapecoense, Guarani, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Santos, Vila Nova.
Quem já trocou de técnico neste ano
Técnicos há mais tempo no cargo*
*considerando anúncios oficiais dos clubes
Geografia da Série B
Dos 20 clubes, 10 são de capitais: Amazonas, América-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, CRB, Goiás, Paysandu, Sport e Vila Nova.
Brusque é o terceiro município menos populoso na competição, conforme o censo de 2022, com 141.385 habitantes. É maior do que Mirassol (63.337) e Novo Horizonte (38.324). Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba e Recife são as cinco cidades com maior população na Série B.
São Paulo é o estado com mais clubes (7), seguido por Santa Catarina (3). Paraná e Goiás têm dois times cada. Alagoas, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pará e Pernambuco completam a lista com uma equipe cada.
Quanto a regiões, o Sudeste lidera, com oito equipes. O Sul tem cinco, o Nordeste tem três. Centro-Oeste e Norte têm dois clubes cada.
Assista agora mesmo!
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: