A Série B de 2024 pode até não chamar tanto a atenção como chamou em 2021 e 2022, mas continua com clubes grandes, muito tradicionais, numa competição que promete equilíbrio em todos os locais da tabela. Ainda assim, há um claro favorito ao título, e um clube que se sobressaiu de forma negativa na primeira parte da temporada.

Nas últimas duas edições das quais o Brusque participou, havia clubes como Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Vasco. Desta vez, há o Santos, disputando sua primeira Série B. É o único clube do “G-12” neste ano, foi vice-campeão paulista e, pelo que tem apresentado em campo após o trauma do rebaixamento, é o time a ser batido.

Diversos clubes se propõem à luta pelo acesso. Sport, Paysandu e Ceará vivem ótimos momentos. América-MG, Coritiba vêm da Série A e querem voltar o quanto antes, assim como o Goiás, que passou por troca de técnico e vem com diversas contratações.

Em Santa Catarina, Avaí e Chapecoense são incógnitas. O Leão foi semifinalista do Catarinense, mas não vem agradando o torcedor. Costuma brigar pelo acesso, mas a luta em 2023 foi contra o rebaixamento. A Chape fez um início de ano muito frustrante, e tenta se ajeitar trazendo o técnico Umberto Louzer, com quem foi campeã em 2020.

Esta Série B tem nada menos que sete clubes paulistas. O Novorizontino se destaca, mas alguns deles passaram pelo estadual sem impressionar, como Guarani e Botafogo-SP. O pior foi o Ituano, clube que quase subiu em 2022: só venceu uma partida em 2024, das 13 que disputou.

Em meio a esta grande disputa, está o Bruscão. O quadricolor cumpriu os principais objetivos na primeira parte de 2024. Passada a frustração da final do Catarinense, o quadricolor se reforça e tenta suportar a pressão de começar uma Série B jogando longe de sua própria cidade por tempo indeterminado.

O Município apresenta, mais uma vez, o Guia da Série B, com informações sobre como vêm cada uma das 20 equipes participantes e também detalhes gerais da competição. Para navegar, utilize o menu superior ou clique nos escudos a seguir. Se você acessou por links alternativos e o menu não aparece, vá ao final desta página e clique em “exibir versão não-AMP”. As ilustrações dos mascotes são de Ed Carlos Santana.

https://omunicipio.com.br/mirassol-tenta-regularidade-guia-serie-b-2024


Quem chegou vindo de baixo

Amazonas
Brusque
Operário-PR
Paysandu

Quem chegou vindo de cima

Santos
Goiás
Coritiba
América-MG

Artilheiros no ano

1 – Anselmo Ramon – 13 gols em 18 jogos
2 – Nicolas – 13 gols em 19 jogos
3 – Robson – 11 gols em 15 jogos
4 – Paulo Baya – 11 gols em 16 jogos
5 – Erick Pulga – 9 gols em 15 jogos
6 – Alesson – 9 gols em 19 jogos
7 – Gustavo Coutinho – 9 gols em 22 jogos

Nos estaduais

Campeões: Ceará, CRB, Paysandu, Sport
Vice-campeões: Amazonas, Brusque, Santos, Vila Nova
Rebaixados: Ituano

Na Copa do Brasil

3ª fase: Amazonas, Botafogo-SP, Brusque, Ceará, CRB, Goiás, Sport, Operário-PR
2ª fase: Paysandu
1ª fase: América-MG, Coritiba, Ituano
não disputou: Avaí, Chapecoense, Guarani, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta, Santos, Vila Nova.

Quem já trocou de técnico neste ano

Amazonas (saiu Luizinho Vieira, chegou Adílson Batista)
Chapecoense (saiu Claudinei Oliveira, chegou Umberto Louzer)
Goiás (saiu Zé Ricardo, chegou Márcio Zanardi)
Guarani (saiu Umberto Louzer, chegou Claudinei Oliveira)
Ituano (saiu Marcinho, chegou Alberto Valentim)
Vila Nova (saiu Higo Magalhães, chegou Márcio Fernandes)

Técnicos há mais tempo no cargo*

Rafael Guanaes (desde 31/10/2022)
Luizinho Lopes (desde 11/11/2022)
Eduardo Baptista (desde 16/11/2022)
Mozart (desde 04/05/2023)
Daniel Paulista (desde 28/05/2023)
Hélio dos Anjos (desde 28/06/2023)

*considerando anúncios oficiais dos clubes

Geografia da Série B

Dos 20 clubes, 10 são de capitais: Amazonas, América-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, CRB, Goiás, Paysandu, Sport e Vila Nova.

Brusque é o terceiro município menos populoso na competição, conforme o censo de 2022, com 141.385 habitantes. É maior do que Mirassol (63.337) e Novo Horizonte (38.324). Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba e Recife são as cinco cidades com maior população na Série B.

São Paulo é o estado com mais clubes (7), seguido por Santa Catarina (3). Paraná e Goiás têm dois times cada. Alagoas, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Pará e Pernambuco completam a lista com uma equipe cada.

Quanto a regiões, o Sudeste lidera, com oito equipes. O Sul tem cinco, o Nordeste tem três. Centro-Oeste e Norte têm dois clubes cada.


Assista agora mesmo!

Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: