Uma parceria entre os servidores do Horto Florestal e a equipe de marcenaria da Secretaria de Obras, fez com que nesta terça-feira, 14 de maio, uma nova estufa de germinação pudesse substituir a anterior, já danificada pelo tempo e sem espaço para a quantidade de plantas. Mais de 30 mil mudas em bandejas estarão em um novo espaço, que atende o padrão com três metros de altura, 4,5 metros de largura e 14 metros de comprimento. A parceria dos departamentos para a construção teve início nos primeiros dias de maio.
Galeria
O próximo passo será a instalação da irrigação, que neste primeiro momento será feita manualmente. De acordo com Afonso Sartori, coordenador das ações, o objetivo também será implantar um novo sistema de irrigação automatizado, instalado no teto da estufa para facilitar a molhagem das mudas. Como alguns dos contribuintes do horto são deficientes físicos e participam do projeto inclusão social, uma rampa de acesso será construída na entrada da estufa, visando favorecer a acessibilidade.
Horto Florestal
O Horto Municipal ainda conta com mais uma estufa de germinação para 40 mil mudas, outra para 12 mil mudas de árvores nativas, duas estufas de repicagem/crescimento capacitada para 16 mil mudas cada e uma horta com a plantação de verduras e legumes da época, toda esta estrutura é planejada para atender escolas, Centros de Educação Infantil e a equipe de jardinagem da Secretaria de Obras.
Somente em 2013, entre os meses de janeiro a abril, mais de 190 mil mudas de flores e mais 12 mil mudas de hortaliças foram semeadas. Dentre essas hortaliças, seis mil saíram para escolas e mais de 107 mil mudas de flores saíram para cobrir os canteiros da cidade.
O horto florestal tem a colaboração de 21 funcionários, dos quais 13 possuem alguma deficiência. Uma maneira de integrá-los à sociedade e fazer com que utilizem produtivamente o seu tempo. Os integrantes se divertem enquanto se dedicam em plantar, em cada pequeno pedaço de terra, mais uma flor que irá colorir o dia de um cidadão, ou até mesmo, um legume que ajudará a alimentar crianças e jovens para que cresçam mais saudáveis nas escolas e CEIs.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque