Hospital Azambuja passa a integrar lista da Anvisa de boas práticas de segurança do paciente
UTIs, Centro Cirúrgico e demais setores receberam avaliação positiva em mais de 21 indicadores
UTIs, Centro Cirúrgico e demais setores receberam avaliação positiva em mais de 21 indicadores
O Hospital Azambuja passou a integrar, no último mês, a lista positiva dos hospitais com leitos de UTI, que possuem alta conformidade às práticas seguras. Foram analisados e avaliados 21 indicadores de estrutura, de processo e de gestão de riscos, fundamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na avaliação do gestor hospitalar Gilberto Bastiani, fazer parte da seleta lista positiva da Anvisa, demonstra todo o trabalho desenvolvido pelo hospital e suas equipes, junto aos pacientes.
“É uma grande satisfação para o Hospital Azambuja integrar a lista positiva da Anvisa. Isso reflete todo o trabalho de nossas equipes para com os pacientes da UTI e também dos demais setores, que tiveram todos os indicativos analisados pela Agência Nacional”, ressalta.
A notícia foi divulgada ao hospital pela Coordenação Estadual de Segurança do Paciente, vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Para a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), Geisiane Sousa Braga, fazer parte da lista positiva da Anvisa é um reconhecimento importante ao Hospital Azambuja, já que o resultado mostra a eficiência das estratégias de segurança e gestão de riscos que são desenvolvidas pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Azambuja e toda a equipe da instituição.
“Essa segurança do paciente significa redução de risco de danos desnecessários durante o atendimento. Ela é composta por várias estratégias que evitam, previnem e minimizam eventos adversos na atenção e cuidado à saúde”, enfatiza.
A classificação na lista positiva da Anvisa torna o Hospital Azambuja referência no setor de saúde na região, o que significa atendimento de qualidade aos pacientes, credibilidade e confiança.
A avaliação das práticas de segurança do paciente é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança e enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde
Anualmente, os hospitais que dispõem de leitos de UTI Adulto, Pediátrica ou Neonatal são convidados a participar da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. Esta Avaliação é promovida pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) da Anvisa, desde 2016, com o apoio do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio dos Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP Visa) dos estados, Distrito Federal e municípios.
A avaliação das práticas de segurança do paciente é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança e enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde preconizados pela Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) nº 63/2011 e pela RDC nº 36/2013.
Por esse motivo, o SNVS têm buscado fortalecer essa estratégia, mantendo metas específicas para o processo de Avaliação das Práticas de Segurança no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025.
Leia também:
1. Ministério do Meio Ambiente estuda reconhecer “emergência permanente” em Brusque e outras mil cidades; entenda
2. Dois pontos da BR-470, em Blumenau, terão alterações devido à obras
3. Apostas de Brusque são premiadas após acertarem a quadra na Mega-Sena
4. Suspeito é preso em Joinville por furto e venda de carros alugados
5. Entenda como funciona o descarte de lixo eletrônico coletado no Dia D Ecoponto em Brusque