Hospital Azambuja terá plantão pediátrico ininterrupto por 12 horas ao dia
Serviço será exclusivo para atendimentos particulares e via convênios a partir de março
Serviço será exclusivo para atendimentos particulares e via convênios a partir de março
O Hospital Azambuja terá plantão pediátrico ininterrupto das 9h às 21h, a partir de março. A informação é do administrador Evandro Roza, que assumiu a instituição há menos de dois meses.
A mudança, em resumo, é que o plantão terá médicos durante 12 horas ao dia. “O plantão já existe, mas com intervalo de médicos. Chegava 12h30 e não tinha médico, agora terá”, garante. Já das 21h às 9h, clínicos gerais continuam responsáveis pelo atendimento às crianças.
Roza assumiu a gestão do Azambuja no início de janeiro. Ele afirma que ainda está na fase de diagnóstico das demandas, mas identificou a necessidade de ampliar o atendimento às crianças.
Apenas privado
O serviço é oferecido apenas no ambulatório para particulares e planos de saúde. Por enquanto, não existe previsão para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Contudo, a Secretaria de Saúde de Brusque informou anteriormente que o pronto atendimento convencional, com clínicos gerais, é responsável pelos diagnósticos.
Demanda antiga
O Hospital e Maternidade de Brusque (HEM) tinha plantão pediátrico até 2014. No entanto, a instituição entrou numa forte crise que resultou no seu fechamento. Recentemente foi comprada pela SOS Cárdio, de Florianópolis, mas os serviços devem ser retomados aos poucos.
A maior parte da demanda foi para o Azambuja, que atende toda a região. Com isso, a cidade ficou sem uma opção e sentiu a necessidade de ampliação.
A Unimed também tem sentido nos números a evasão de pacientes para outras cidades, como já noticiado por O Município. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato do Comércio de Brusque (Sindilojas) e a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) já cobraram das autoridades do município a implantação de plantão pediátrico 24 horas.
A ampliação do plantão, mesmo que apenas particulares e convênios, ameniza a falta de pediatras em Brusque, já que não há plantão específico na rede pública.