O cirurgião torácico dr. Eduardo Ballester foi responsável pela cirurgia de Refluxo Esofágico por vídeo, feita através do tórax
Hospital brusquense realiza cirurgia pioneira em Santa Catarina
Procedimento foi realizado através de convênio com a Prefeitura de Brusque
A primeira cirurgia no estado de Santa Catarina de Refluxo Esofágico por vídeo, feita através do tórax, foi realizada em Brusque. O procedimento cirúrgico pioneiro foi feito na Maternidade e Hospital Evangélico e aconteceu no mês de janeiro. Além de ser inédito no estado, o procedimento cirúrgico também foi um dos primeiros do país.
O cirurgião torácico responsável pela novidade, dr. Eduardo Ballester (CRM/SC 16044), explica que o procedimento é indicado para correção do refluxo de ácido, do estômago para o esôfago, e também para quem têm hérnia de hiato, doenças comumente associadas.
“A cirurgia do refluxo pelo tórax originalmente é realizada com uma incisão de 15 a 20 centímetros na região das costelas, o que acaba trazendo muita dor ao paciente no pós-operatório e uma recuperação mais lenta. O mesmo procedimento, feito com pequenas incisões e o auxílio de uma câmera de vídeo, oferece uma recuperação excepcionalmente mais rápida”, explica.
Além disso, o médico também esclarece que não são todas as pessoas que podem ser submetidos a este tipo de intervenção, já que a indicação para cirurgia varia com a complexidade da doença e o biotipo do paciente.
O procedimento pioneiro foi realizado através do convênio entre a Maternidade e a Prefeitura de Brusque. O paciente que se submeteu ao procedimento cirúrgico inovador passa bem e está curado.
Além da cirurgia de Refluxo Esofágico por vídeo através do tórax, o cirurgião já havia realizado, em 2012, outro procedimento cirúrgico inédito no Vale do Itajaí: a primeira Lobectomia Pulmonar por vídeo (retirada de metade do pulmão) feita com cortes pequenos, e que foi também uma das primeiras cirurgias deste tipo no estado.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Maternidade e Hospital Evangélico