Em 2023, Hospital Dom Joaquim pretende inaugurar tomografia e aproveitar espaços da reforma

Expectativa é que entre janeiro e fevereiro o serviço esteja disponível no pronto atendimento; maternidade terá novidades

Em 2023, Hospital Dom Joaquim pretende inaugurar tomografia e aproveitar espaços da reforma

Expectativa é que entre janeiro e fevereiro o serviço esteja disponível no pronto atendimento; maternidade terá novidades

O Hospital Dom Joaquim espera inaugurar seu aparelho de tomografia entre janeiro e fevereiro de 2023, colocando-o à disposição do serviço de pronto atendimento. Entre os objetivos para o próximo ano, também está o aproveitamento do novo espaço originado pela reforma recente, e a utilização da maternidade após a reforma. A estimativa do hospital, até dezembro, é chegar a 120 mil assistências no pronto atendimento.

O administrador do hospital, Raul Civinski, explica que estão sendo discutidas as possíveis datas para que o tomógrafo — aparelho que realiza a tomografia — seja instalado.

“Em janeiro, até engrenar o mês demora um pouquinho. Mas a partir de fevereiro, se tudo der certo, se tudo colaborar, nós teremos o equipamento também a serviço do pronto atendimento a serviço da demanda espontânea de paciente, da própria prefeitura, de outros municípios.”

A maternidade passou por reforma e deve estar à disposição a partir de janeiro. As obras foram orçadas em aproximadamente R$ 250 mil, com recursos do próprio hospital. Foi feita troca de piso e lâmpadas, repintura, troca de móveis. Também estará disponível uma sala de vacinação e uma sala de coleta de leite, esta em parceria com o instituto Anjos do Peito.

“Com o intuito de dar um aconchego melhor aos pacientes, pais e mães que vêm aqui. Foi feita uma reforma completa. (…) Basicamente o que continuou foi o espaço. Até toda a parte elétrica foi trocada. Todos os quartos têm internet própria, os berços foram trocados”, comenta Civinski.

A reforma mais recente no hospital formou espaços que serão aproveitados em 2023. A expectativa é de ter novos locais para a a sala vermelha (utilizada para estabilização de pacientes em estado mais grave), e para a radiografia.

“Eu consigo abrir o pronto atendimento na parte frontal do hospital, não vai mais precisar ser aqui mais quase na entrada da parte interna do hospital mesmo. Com isso, a gente acaba liberando alguns espaços. (…) O pronto atendimento hoje, por exemplo, conta com duas macas e três cadeiras. A nova sala de pronto atendimento terá quatro macas e nove cadeiras.”

Ao total, foram 542 metros quadrados de reforma e ampliação, com cerca de R$ 1,4 milhão investido. O orçamento foi composto por emendas parlamentares, recursos próprios e uma bonificação do Governo do Estado em 2019 pela participação da unidade no mutirão de cirurgias eletivas.

Atendimentos

Até o final de novembro, foram realizados cerca de 55 mil atendimentos no pronto atendimento. Com os outros serviços somados, foram 110 mil ao todo, com expectativa de chegar a 120 mil nos números totais do ano. Em 2021, foram cerca de 90 mil atendimentos em todas as frentes.

“Só entre metade de janeiro e final de fevereiro nós atendemos praticamente 11 mil pessoas. Então passou a ser necessário que a gente tivesse dois médicos na porta.  Em algum momento, a gente não tinha médico 24h, era das 7h às 22h, e dentro de três meses começamos a ter dois médicos 24h.”

“O objetivo é crescer então se ano que vem fizer 140 mil, 130 mil, 150 mil… Mas se a gente mantiver os 115 mil, 120 mil com a qualidade, também já vai ser motivo de orgulho para a gente”, completa.

*Colaborou Luiz Antonello


– Assista agora:
Descubra vantagens do uso de peças soltas na decoração


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo