IFC de Brusque passa a funcionar no antigo Colégio Honório Miranda
Segundo direção da instituição, nova estrutura é melhor e mais espaçosa
Segundo direção da instituição, nova estrutura é melhor e mais espaçosa
O Instituto Federal Catarinense (IFC) concluiu a mudança para novo endereço nesta semana. A instituição está funcionando no prédio do antigo Colégio Cenecista Honório Miranda, que fechou as portas neste ano.
De acordo com o diretor do IFC de Brusque, Hélio Maciel Gomes, todos os cursos, inclusive os laboratórios de Química e de Informática, foram transferidos para a nova estrutura. O Ensino Médio também vai funcionar na estrutura no ano letivo do ano que vem.
O contrato assinado entre as diretorias do IFC e do Colégio Honório Miranda é de 12 meses. Segundo Gomes, o valor cobrado pelo aluguel é exatamente o mesmo que o instituto federal já pagava na sua antiga sede, a poucos metros, também na rua Hercílio Luz.
Este detalhe foi importante para a assinatura do contrato, segundo Gomes, porque existe uma portaria da União que proíbe o aumento de gastos com aluguéis em instituições federais. O diretor diz que, após negociações, a diretoria do Honório Miranda aceitou os termos, o que possibilitou a mudança.
Infraestrutura
O principal motivo para a mudança do IFC da sua antiga sede para o novo prédio é a infraestrutura. O diretor afirma que, por já ter abrigado uma escola de Ensino Médio antes, o edifício está mais adaptado às novas demandas.
São cerca de 3,6 mil metros quadrados e 23 salas. “Já tem quadros, inclusive”, ressalta o diretor. Na antiga estrutura, eram apenas dez. Gomes diz que parte das salas pertencia à Prefeitura de Brusque, que as cedia. O convênio foi desfeito.
Em resumo, de acordo com o diretor do IFC, a instituição conseguiu dobrar a sua estrutura pelo mesmo custo mensal. Os laboratórios s ainda estão em fase de instalação, mas devem estar prontos para 2017.
Sede permanente
Ainda não existe uma data definida para a mudança do IFC para a sede permanente, que está sendo construída no bairro Jardim Maluche, próximo à Igreja do Calvário. A obra está em etapa avançada e deve ficar pronta nos primeiros meses do próximo ano.
Mas, após a entrega da construção, será necessário fazer a licitação para a mobília do espaço, o que deve levar mais alguns meses. Segundo Gomes, o objetivo ao assinar o contrato de um ano é ter tempo para acabar a obra e fazer a mudança com calma e planejamento.