Imagens do rio Itajaí-Mirim na região de suas nascentes
Em minhas constantes andanças por Vidal Ramos, motivadas pelas 2 estações meteorológicas que tenho instaladas naquele município, não pude deixar de conhecer o Itajaí-Mirim na região de suas nascentes, concentradas na localidade de Fazenda Rio Bonito a uma altitude de quase mil metros acima do nível do mar.
Privilégio pra poucos, tive a oportunidade de me deparar com um rio diferente do que estamos acostumados a ver aqui em Brusque, onde por lá, as águas escorrem transparentes sobre uma lage de pedra, cenário este formado pela natureza ao longo dos tempos. Infelizmente, à medida que o rio desce a Serra, a sujeira vem junto e aquele aspecto límpido de antes já não é mais possível observar. Acompanhe as imagens abaixo. Podemos ver o Itajaí Mirim bem próximo de suas nascentes, a menos de 1 km.
Rio descendo a Serra. Imagens da região do Molungu, região central da cidade e Salseiro. Aqui podemos constatar a mudança da coloração da água:
A seguir, temos o vídeo feito por mim mostrando as cachoeiras que fazem parte da formação do nosso rio:
Temos em seguida, mais um vídeo feito por mim, mostrando o precipício por onde as águas do Itajaí Mirim percorrem. Localidade do Molungu: