Juntamente com Jaison e Juliana Brambila, e suas duas filhas.
Localidade de Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos, onde está fixada minha estação meteorológica.
Juntamente com o casal José e Ivonete Pereira, localidade de Fazenda Rio Bonito, onde está fixada mais uma estação meteorológica.

Em minhas constantes andanças por Vidal Ramos, motivadas pelas 2 estações meteorológicas que tenho instaladas naquele município, não pude deixar de conhecer o Itajaí-Mirim na região de suas nascentes, concentradas na localidade de Fazenda Rio Bonito a uma altitude de quase mil metros acima do nível do mar.

Localidade de Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos, visto do alto.
Localidade de Fazenda Rio Bonito em Vidal Ramos, visto do alto.

Privilégio pra poucos, tive a oportunidade de me deparar com um rio diferente do que estamos acostumados a ver aqui em Brusque, onde por lá, as águas escorrem transparentes sobre uma lage de pedra, cenário este formado pela natureza ao longo dos tempos. Infelizmente, à medida que o rio desce a Serra, a sujeira vem junto e aquele aspecto límpido de antes já não é mais possível observar. Acompanhe as imagens abaixo. Podemos ver o Itajaí Mirim bem próximo de suas nascentes, a menos de 1 km.

 

Rio descendo a Serra. Imagens da região do Molungu, região central da cidade e Salseiro. Aqui podemos constatar a mudança da coloração da água:

A seguir, temos o vídeo feito por mim mostrando as cachoeiras que fazem parte da formação do nosso rio:

Temos em seguida, mais um vídeo feito por mim, mostrando o precipício por onde as águas do Itajaí Mirim percorrem. Localidade do Molungu: