Importante nome da parceria entre Brasil e Alemanha, Egon Klefenz recebe condecoração

Alemão trouxe grandes contribuições para Brusque, Guabiruba e região

Importante nome da parceria entre Brasil e Alemanha, Egon Klefenz recebe condecoração

Alemão trouxe grandes contribuições para Brusque, Guabiruba e região

Quando se fala na parceria entre a Alemanha e o Brasil, especialmente com as cidades de Santa Catarina, o alemão Egon Klefenz, 77 anos, é um dos nomes mais lembrados. Foi ele que criou em 2007 a Badische-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG) – entidade que promove o intercâmbio cultural, político e educacional entre os países.

Por toda a sua contribuição ao longo dos anos em Brusque e Guabiruba, a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (Acic) e a BSG para Santa Catarina, solicitaram que Klegfenz recebesse uma homenagem.

No começo deste mês, em Stuttgart, ele recebeu então das mãos do ministro-presidente do estado de Baden-Württemberg, Winfried Kretschmann, a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha. Essa condecoração é apenas entregue a pessoas que realizaram grandes feitos no campo político, econômico, cultural, espiritual ou voluntário.

Pedro Schmitt, representante da BSG para Santa Catarina, conta que há cerca de quatro anos o prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Sven Weigt, fez o pedido para que as entidades brasileiras realizassem formalmente a solicitação da condecoração, que veio a acontecer em 2017.

“Para nós é motivo de orgulho e satisfação essa homenagem a Egon Klefenz. É dignificante todo o trabalho que ele fez para a gente”, diz Schmitt.

Entre as principais contribuições de Klefenz está o intercâmbio entre os alunos do Brasil e da Alemanha. Todo ano, em média, 50 estudantes saem de Brusque e Guabiruba para estudar em cidades alemães.

O projeto “50 Parcerias para o Clima”, realizado em conjunto com o Distrito de Karlsruhe em prol do meio ambiente, também faz parte das ações trazidas pelo alemão. Recentemente, por meio deste projeto, foram instaladas em Brusque três estações inteligentes.

“Klefenz dedicou à vida dele à BSG e a nós, descendentes. Por meio dele tivemos muitas conquistas em vários setores. Ele poderia ter ficado tranquilo, no canto dele, mas ele fez este trabalho. Se não fosse Egon estaríamos no anonimato”, diz Schmitt.

Egon Klefenz
Klefenz nasceu em 1941, em Rauenberg, na Alemanha, é presidente da BSG e ex-prefeito de Karlsdorf-Neuthard. Por meio dele foi realizada a assinatura de cidades co-irmãs de Karlsdorf Neuthard com Guabiruba e Karlsruhe com a região de Brusque.

Klefenz já recebeu o título de Cidadão Honorário de Brusque e de Guabiruba, além de em 2012 ter recebido a medalha Anita Garibaldi – maior honraria do estado de Santa Catarina.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio