Colônia de férias é opção para período de recesso escolar

Algumas instituições já iniciaram o projeto, que segue até 22 de dezembro e retorna em janeiro

Colônia de férias é opção para período de recesso escolar

Algumas instituições já iniciaram o projeto, que segue até 22 de dezembro e retorna em janeiro

As colônias de férias são uma das opções para os pais que precisam trabalhar no período entre dezembro e janeiro. Algumas instituições de ensino em Brusque oferecem o serviço no hiato das aulas.

A Link Idiomas foi uma das primeiras a abrir a temporada, em 4 de dezembro, e seguirá até 21 de dezembro. A diretora da escola Karina Ristow Kohler explica que a colônia de férias funciona de segunda-feira a quinta-feira à tarde, para crianças de 3 a 12 anos.

Em média, 20 crianças por dia têm participado das brincadeiras lúdicas e se divertido nos brinquedos infláveis e camas elásticas oferecidas na escola.

Para a próxima semana, Karina avisa que será necessário fazer o agendamento prévio, de pelo menos um dia antes, para saber quantas crianças frequentarão as atividades. “Quem deseja participar, o valor é de R$ 30 por tarde, com direito ao lanche. Quem frequentar mais de três tardes pagará R$ 25 por dia”, explica.

A Link Idiomas volta com a proposta no dia 8 de janeiro e segue até 1º de fevereiro. As crianças são recebidas na escola a partir das 13h e ficam no local até as 18h30.

O primeiro espaço de educação extracurricular de Brusque também abriu as portas para atender crianças de 4 a 11 anos no período de recesso escolar. Desde segunda-feira, 11, o Espaço Renascer, no Jardim Maluche, oferece a colônia de férias que seguirá até o dia 22 de dezembro. Em 2018, de 2 a 9 de fevereiro também oferecerá o serviço.

O Sesc de Brusque foi a primeira unidade da rede a desenvolver o projeto “Brincando nas férias de verão”. Neste ano, as atividades iniciam na segunda-feira, 18, e seguem até sexta-feira, 22. Em 2018 retornam dia 8 de janeiro até 9 de fevereiro, durante o recesso escolar.

Todos os anos um tema é escolhido para divertir os pequenos: desta vez será “Super-heróis”. O gerente Edemar Luiz Aléssio, o Palmito, conta que em média 100 crianças participarão do projeto, com idade a partir de 3 anos que não utilizam fraldas até 10 anos completos.

Durante o período, os participantes explorarão a criatividade e resgatarão possibilidades de brincadeiras por meio do tema. Algumas das atividades programadas são: gincana, contação de histórias, circuitos recreativos, apresentações artísticas, piscina infantil e oficinas de construção de brinquedos.

Palmito explica que existem diversas opções de inscrições, como integral com ou sem almoço, parcial matutino ou vespertino. Além disso, as crianças participantes ganham uma camiseta do tema.

Rede municipal
Na rede municipal, a Secretaria de Educação promoverá entre os dias 10 de janeiro a 9 de fevereiro o período de colônia de férias. A iniciativa será oferecida às crianças da Educação Infantil que frequentaram o período integral em 2017. Os pais que tiverem interesse precisam preencher a pesquisa encaminhada pelos educandários.

Os atendimentos serão centralizados no CEI Bisa Olga Fischer, no bairro Limoeiro, CEI FIP, CEI Max Rodolfo Steffen, no Steffen, CMEI Rio Branco, CMEI Elsa Bodenmuller II, no Águas Claras e no CEI Hilda Anna Eccel, no antigo Senac. Diferente do plantão, o objetivo da Colônia de Férias é proporcionar aos estudantes momentos prazerosos de muita diversão.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio