Iniciada reforma do Museu Casa de Brusque; entidade busca parcerias para finalizar as obras

Museu usa Imposto de Renda como recurso para as manutenções no local

Iniciada reforma do Museu Casa de Brusque; entidade busca parcerias para finalizar as obras

Museu usa Imposto de Renda como recurso para as manutenções no local

O Museu Casa de Brusque segue em obras e busca novos parceiros para finalizar as reformas no local. A Sociedade Amigos de Brusque, fundada em 4 de agosto de 1953, é a mantenedora do museu, que é uma entidade privada, sem fins lucrativos, e se encontra em um prédio antigo que necessita de reparos na sua estrutura física.

Em busca de recursos para realizar as obras, em 2020 a entidade teve um projeto aprovado que permitiu iniciar esta reforma em 2021. Um novo projeto foi apresentado e aprovado no ano passado para dar continuidades às reformas.

Trata-se do Projeto Cultural do Plano Anual de Atividades 2022, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, que está sendo viabilizado com recursos destinados por empresas através da dedução do Imposto de Renda. Entre os apoiadores locais estão Florisa, Irmãos Hort, Havan, Zen S.A., ZM e Supermercados Archer.

Reformas 

Neste ano de 2022, foram iniciados os trabalhos de troca do piso de taco de madeira por piso de cerâmica, pintura das paredes internas e acessibilidade para os sanitários, entre outras ações.

A historiadora e coordenadora do Museu Casa de Brusque, Luciana Pasa Tomasi, fala sobre a ajuda recebida. “Estamos muito felizes com o apoio das empresas. A partir da reforma o museu vai ficar mais estruturado e mais bonito para receber as pessoas da comunidade e de outras cidades que vêm nos visitar”, relata.

Mas, para completar a reforma, o museu busca novos parceiros. “Agradecemos os patrocinadores que apoiaram este projeto. No entanto, buscamos novos parceiros para podermos finalizar mais esta etapa”, afirma Ricardo Vianna Hoffmann, presidente do Museu Casa de Brusque.

Colaborações

A declaração de Imposto de Renda é feita de forma trimestral, semestral ou anual por pessoa física ou jurídica que pode direcionar os impostos a instituições culturais, contribuindo com o desenvolvimento regional.

Neste sentido, as pessoas físicas e jurídicas que quiserem contribuir com a dedução de seu imposto para a preservação da memória de Brusque e região podem entrar em contato com o Museu Casa de Brusque pelo telefone (47) 3351-2132 ou pelo e-mail: [email protected].

Sobre o museu

O museu Casa de Brusque reúne, preserva e disponibiliza para pesquisa um extenso e valioso acervo museológico, documental e fotográfico da história de Brusque e do Vale do Itajaí-Mirim, Desde sua fundação recebe muitos visitantes, turistas, estudantes e pesquisadores da região, do Brasil e até do exterior, que buscam conhecer suas origens e a história da região do Vale do Itajaí-Mirim.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo