Em todo o Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, o inverno tem início em 21 de junho e se encerra em 23 de setembro. Neste período, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, as temperaturas geladas se tornam constantes, e quando estes dias mais frios chegam, automaticamente tiramos do armário nossos casacos mais pesados e cachecóis procurando por maneiras de nos manter aquecidos. Com nossa casa não é diferente, pois da mesma forma buscamos por maneiras de torná-la mais quente e agradável durante a estação.

Com suas temperaturas amenas, o inverno é um convite para nos recolhermos no nosso lar, aproveitando para descansar e curtir o sofá ou a cama assistindo um bom filme embaixo das cobertas. Sendo apaixonado por esta estação ou não, é fato que todos queremos nossas casas quentes e aconchegantes para este período, principalmente se tratando do momento em que vivemos, com uma pandemia mundial, onde a casa se tornou um refúgio, onde temos passado muito mais tempo e a vivenciado de maneira diferente.

A decoração pode ser um fator determinante para transforar os ambientes da casa e torná-los mais acolhedores, com medidas simples é possível fazer mudanças e deixar o clima mais aconchegante. Mas também há outras medidas que podem ser adotadas ainda no projeto ou construção, agregando um conforto extra ao lar.

Abuse dos tecidos

Esta pode ser uma das soluções mais práticas e eficientes, dado que os tecidos remetem ao conforto, ao descanso e combinam muito bem com o inverno. Almofadas e cobertores, por exemplo, podem suavizar e aquecer uma sala fria e pouco convidativa. As mantas também são uma ótima alternativa, pois são versáteis, combinam com qualquer estilo e podem ser usadas em diferentes lugares como camas, sofás, sobre poltronas, etc.


Mude os tons da decoração

As cores são elementos-chave para uma boa decoração, e para o inverno, o ideal é dar preferência para os tons terrosos com tonalidades mais quentes como vermelho, terracota, caramelo, marrom. Aproveite para aplicá-los nas mantas e almofadas, como também em tapetes, quadros, entre outros itens decorativos.


Escolha os materiais

Ao trocar e escolher novas peças atente para os materiais que as compõe. A madeira, por exemplo, é quente ao toque e tem um visual mais aconchegante, assim como o tom de cobre ou dourado em metais. Para os estofados, materiais como tricot ou peças com toque felpudo também são uma boa opção.


Aposte nos tapetes

Tapetes são um complemento capaz de mudar por completo a decoração, eles vestem a casa e, especialmente nos dias mais frios sobre os pisos cerâmicos, proporcionam conforto visual instantâneo. Para esta estação, escolha estampas em que predominam tons terrosos, podendo também optar por variações entre o preto e o branco que, do mesmo modo, podem dar o toque aconchegante para o espaço.


Mude a iluminação

Uma iluminação suave proporciona uma atmosfera calma e relaxante aos ambientes, consequentemente as lâmpadas em tons neutros e mais amarelados têm a capacidade de aumentar a sensação de conforto térmico do espaço. Outra dica é optar por velas para criar um ambiente ainda mais agradável e convidativo.


Invista em lareiras

Ecológicas, elétricas ou tradicionais, as lareiras são ótimas aliadas para os dias frios. Ter uma fonte de calor como essa é, sem dúvidas, uma maneira eficiente e sofisticada para tornar o ambiente mais acolhedor.


Instale um toalheiro térmico

A vontade de prolongar o calor de um banho quente é, certamente, um desejo de todos. E o toalheiro elétrico cumpre com este quesito. Mas, além de esquentar as toalhas para a saída do banho, ele também auxilia a secá-las em períodos de frio ou em regiões úmidas, contribuindo para a não proliferação de bactérias, ácaros ou mofo.


Considere instalar piso aquecido

Para quem está construindo, reformando ou está disposto a mudanças mais intensas na casa, o piso aquecido é uma ótima opção a ser considerada. Além de aquecer o piso, aquece o ambiente como um todo, auxiliando ainda a combater problemas de umidade.