Ivan Martins propõe retirada de árvores da Beira Rio

Vereador argumenta que excesso de vegetação prejudica escoamento da água e favorece enchentes

Ivan Martins propõe retirada de árvores da Beira Rio

Vereador argumenta que excesso de vegetação prejudica escoamento da água e favorece enchentes

Dubiella / Especial / Arquivo

O vereador Ivan Martins (PSD) apresentou requerimento solicitando que seja realizada uma reunião conjunta das comissões da Câmara para debater a possibilidade de supressão de parte das árvores existentes nas margens do rio Itajaí-Mirim, para permitir melhor escoamento das águas durante as cheias no município.

Martins considera que, como o município já sofreu inúmeras vezes com enchentes, é preciso debater sobre a necessidade árvores existentes nas margens do rio. Ele afirma que elas devem ser retiradas ou podadas, porque podem estar contribuindo para elevar o nível das águas durante as enchentes, “pois acabam retendo detritos e impedindo o escoamento mais rápido do volume de água, especialmente na avenida Beira Rio”.

O vereador pede que a Fundema, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o Clube de Engenharia (Ceab), a Secretaria de Obras, as associações de moradores e outras entidades enviem representantes para debater o tema junto às comissões de Serviço Público e Meio Ambiente.

“A vegetação nas margens do rio está muito alta, em alguns pontos árvores foram plantadas e elas ficam na calha do rio, o que durante as cheias faz com que tenha retenção muito grande nas águas, trazendo prejuízos às comunidades das margens dos rios”, disse Martins, durante a sessão de ontem do Legislativo.

O vereador está ciente de que a supressão de vegetação pode trazer outro problema, a erosão do solo às margens do rio. Por isso, informou que consultará especialistas para ver de que forma esta vegetação pode ser suprimida sem causar novos problemas.

Foto: Dubiella / Especial / Arquivo

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio