Janeiro Branco: atividades voltadas à saúde mental são desenvolvidas em Brusque
Centros de Atenção Psicossociais desenvolvem atividades preventivas
Centros de Atenção Psicossociais desenvolvem atividades preventivas
Neste mês os Centros de Atenção Psicossociais (Caps) de Brusque desenvolveram diversas atividades internas voltadas à saúde mental. As ações são alusivas ao Janeiro Branco que chama a atenção para os cuidados com a saúde mental da população, com foco na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.
Ao longo do mês, os usuários participaram de oficinas, com foco na temática. O Caps II realizou uma atividade com a farmacêutica, Ana Paula, sobre a importância do cuidado com o cérebro. Já o Caps Infantil produziu painéis informativos que foram colocados na entrada do prédio. O Caps AD confeccionou origamis de tsurus, uma ave que na cultura japonesa é o símbolo da saúde. E na quarta-feira, 25, a equipe Ament esteve com os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São João, para trabalhar sobre a saúde mental.
A coordenadora de Saúde Mental, Inajá Gonçalves de Araújo, destacou a importância dessas ações. “Tivemos atividades voltadas para o nosso público interno, buscando chamar a atenção dos cuidados preventivos, abordando de diversas formas, e claro incluindo o usuário nas ações. Mas ressalto que toda a população precisa estar atenta para os cuidados preventivos, para a identificação do problema, antes dele se agravar”.
Leia também:
1 – Delegado comenta casos de furtos em estabelecimentos na rua Augusto Klapoth, em Brusque
2 – Com destaque para tecnologia, Secretaria de Educação de Brusque projeta ações para 2023
3 – Hospital Imigrantes, de Brusque, desmente boato de que encerraria atividades
4 – Professores de Brusque cobram aplicação do reajuste do piso para toda categoria durante mobilização
5 – VÍDEO – O complexo de cachoeiras em Guabiruba que você precisa conhecer
– Assista agora:
Quais os impactos da volta às aulas na saúde mental das crianças? Psicólogo fala sobre desafios