Jornal O Município bate novo recorde e chega a 10 milhões de acessos em 2019
Empresa investiu em tecnologia e levou a marca para novas cidades
Empresa investiu em tecnologia e levou a marca para novas cidades
Ao longo dos 65 anos, o jornal O Município buscou investir em tecnologia e conteúdo de qualidade aos leitores. Prova disso é o recorde histórico de audiência alcançado em junho, antes mesmo do mês acabar. Foram mais de 10,2 milhões de visualizações de páginas no primeiro semestre.
O número supera os acessos registrados entre janeiro e dezembro de 2018, que totalizaram 10,1 milhões de visualizações. Enquanto isso, o primeiro semestre de 2017 registrou 3,8 milhões de acessos. No mesmo período de 2016 o site teve 2 milhões de visualizações.
Veja também:
Relembre a história do jornal O Município, que completa 65 anos hoje
Vídeo flagra água escura no rio Itajaí-Mirim, em Brusque; veja o que diz a Fundema
Retirada de placas de ruas gera disputa entre Prefeitura de Brusque e empresa
Além disso, o jornal O Município estima que baterá novamente o recorde de audiência em junho. O site ultrapassará a marca histórica de maio deste ano, no qual registrou 2,15 milhões de visualizações de páginas. Os números são do Google Analytics.
Andrei Paloschi, editor-executivo, avalia que o jornal buscou se adequar ao hábito dos leitores. Hoje, 90% dos acessos são oriundos de smartphones e tablets. Por este motivo, o conteúdo é pensado para ser adequado para leitura nos dispositivos móveis.
“O jornal deixou de focar apenas em uma plataforma, o impresso, para entregar conteúdos de diversas maneiras e formatos no meio digital. O leitor tem a opção de escolher se irá se informar pelo impresso, no portal, via e-mail, por alguma de nossas redes sociais ou por meio de todas elas. Nós estaremos onde o público estiver”.
O diretor do jornal, Claudio José Schlindwein, conta que além dos investimentos em tecnologia e qualidade editorial, O Município passou por reformas em sua estrutura. “Isso proporcionou um layout inovador, inspirado em coworkings, e que integrou ainda mais a equipe, além de melhorar o fluxo de trabalho”. Na estrutura interna o jornal apostou no conceito sem paredes, utilizando divisórias de vidro.
Impresso e digital
Não é apenas o ambiente de trabalho que fez o jornal diversificar e ampliar seu conteúdo. Sistemas de alto rendimento auxiliam os jornalistas a levar a informação até o leitor. “Tínhamos duas plataformas principais, uma para o impresso e outra para o digital. Unificamos os trabalhos em um mesmo sistema que leva em conta as características do papel e das telas”, diz Paloschi.
Para essa integração, foi necessário realizar adaptações na equipe, que passaram por alterações de horário e novo fluxo de trabalho. “Iniciamos o expediente mais cedo e terminamos mais tarde, além de reforçar as escalas de plantão durante a madrugada e aos fins de semana”.
Outro ponto foi o investimento em tecnologia, com o lançamento de um novo portal em 2017. Além disso, recentemente foi adquirido um servidor com mais capacidade, tornando a navegação no site mais rápida aos leitores. “Estamos sempre buscando ferramentas para transformar a experiência do leitor em algo melhor”.
Os investimentos são constantes, com avaliações diárias de desempenho. “É um investimento maciço e constante em tecnologia para conseguir entregar o produto na hora que o cliente quer, como ele quer e na plataforma que ele quer”, explica Schlindwein.
O diretor do jornal também afirma que o jornal já elabora um novo portal, ainda mais moderno. “Estamos usando um site e investindo nele, e simultaneamente investindo em um novo que atenderá ainda melhor as expectativas dos leitores”.
Conteúdo
Além do dia a dia das cidades da região, o jornal produz diversos conteúdos especiais ao longo do ano. Exemplo disso são os especiais em comemoração aos aniversários de Guabiruba, Casa de Memórias, e Botuverá, Bella Città, publicados neste mês.
O primeiro foi produzido ao longo de seis meses e contou com mais de 30 entrevistas. Além dos textos, foi produzida uma série de webdocumentários, com 18 episódios, que trazem imagens das casas visitadas pela repórter Bárbara Sales.
A produção das matérias feitas em Botuverá ocorreu em três meses. O repórter responsável pelo especial, Cristóvão Vieira, teve a oportunidade de imersão nas trilhas e belezas naturais do município. Também foram produzidos vídeos que relatam essas experiências.
Entre os diversos especiais que estão em fase de produção, dois têm publicação prevista para agosto. Um irá comemorar o aniversário de Brusque, intitulado como Pioneiros, e outro relacionado aos 150 anos da imigração polonesa no Brasil, que iniciou no município.
Projetos segmentados
Outro diferencial é que O Município busca investir e focar cada vez mais em projetos segmentados na área comercial. De acordo com o gerente comercial, Everton Caetano, existem projetos nas áreas gastronômica, automotiva, construção, decoração, entre outras.
“O jornal inovou nos formatos publicitários. Antigamente tínhamos espaços somente no impresso. Hoje temos diversas opções em várias plataformas, contribuindo para que cada cliente defina a melhor estratégia para atingir seu objetivo. A segmentação dos conteúdos garante resultados ainda mais expressivos aos anunciantes”, explica.
Ele explica que o jornal também investe em conteúdos publicitários, em formato semelhante a matérias, e não apenas em anúncios tradicionais.
Expansão
Em 2017, O Município decidiu expandir suas atividades para Blumenau. O portal surgiu devido à experiência de sucesso em Brusque, conforme o diretor do jornal. O veículo, que nasceu 100% digital, registra uma boa adesão dos blumenauenses.
“O jornal, além de se tornar uma referência em termos de inovação, também é uma referência em termos de mídia regional. Quisemos levar tanto a ideia de mídia regional quanto a tecnologia para outras cidades”, explica.
Veja também:
Elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Brusque avança
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Prefeitura de Blumenau vai descontar dias parados de servidores em greve
Em março deste ano, o jornal O Município decidiu levar o conteúdo para um público ainda maior e, com isso, investiu em São João Batista. Semanalmente circula no município um encarte com matérias exclusivas, além de um portal de notícias que é atualizado diariamente.
“Demos atenção para São João Batista, uma das cidades que mais cresce no estado, fazendo com que ela também possa contar com um veículo de comunicação forte”, afirma.
Segundo Paloschi, o investimento na cidade contribuiu para o aumento da audiência e teve uma boa adesão dos moradores.