Jornal O Município é certificado pelo projeto Local Lab, do Google

Veículos de 19 estados do Brasil participaram da iniciativa que visa desenvolver organizações jornalísticas no meio digital

Jornal O Município é certificado pelo projeto Local Lab, do Google

Veículos de 19 estados do Brasil participaram da iniciativa que visa desenvolver organizações jornalísticas no meio digital

Grupo O Município Em Ação

O jornal O Município foi um dos 100 veículos jornalísticos participantes do Local Lab, projeto global da Google News Initiative, que tem o objetivo de desenvolver organizações jornalísticas no meio digital. Apenas 5 empresas de Santa Catarina foram contempladas, e somente 3 avançaram para a segunda fase, entre eles o jornal brusquense.

Durante nove meses, veículos de 19 estados do Brasil participaram do projeto, que foi dividido em várias fases, com cerca de 40 horas de treinamentos, consultoria técnica e consultoria em negócios exclusivas e totalmente customizadas.

A primeira edição do Local Lab encerrou neste mês de abril, mas de acordo com Andrei Paloschi, diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, deixará reflexos a longo prazo.

“Acredito que o Local Lab não termina nele mesmo, pois irá gerar reflexos ao longo dos próximos anos. Com base nos conhecimentos adquiridos, já iniciamos treinamentos com a equipe, fizemos implementações mais simples, alteramos estratégias e o principal: estamos ainda mais preparados para desenvolver novos produtos e projetos alinhados às melhores práticas do mercado global”.

Durante o projeto, os participantes receberam treinamentos e assessoria individualizada e foram levados a pensar de maneira diferente em duas vertentes importantes para a sustentabilidade das organizações de notícias: técnica e negócios.

A frente técnica trabalhou diversos temas para assegurar crescimento sustentável da audiência, melhoria da experiência do usuário e ampliação das receitas por anúncios diretos e mídia programática.

Já a frente de negócios teve como foco a evolução estratégica de cada veículo para um melhor posicionamento e diferenciação no mercado, além do desenvolvimento de um pensamento mais estratégico para atuar num contexto de mudanças rápidas e contínuas.

“Os estudos e melhorias trabalhados no programa servem de inspiração para a indústria como um todo, na busca de reforçar a sustentabilidade no jornalismo e combater o deserto de notícias tão espalhado por aqui. Trabalhar com organizações de todas as regiões do país nos trouxe uma riqueza em entendimento do ecossistema de notícias locais que com certeza continuará gerando frutos para o mercado de mídia como um todo”, afirma Ricardo Fiorotto, gerente de Parcerias Estratégicas de News, do Google.

O programa foi dividido em três fases: estratégica (da qual participaram 100 organizações), tática e operacional (das quais participaram 40 organizações), que ajudaram as organizações a identificar melhorias e aplicar os planos de ação desenvolvidos no Local Lab.

Além disso, as interações entre os participantes durante os treinamentos permitiram que veículos diferentes com desafios similares pudessem se apoiar, compartilhar ideias e experiências entre si.

O impacto no ecossistema de notícia

Além de colaborar com o combate ao deserto noticioso, o GNI Local Lab ajudou as organizações jornalísticas a se tornarem mais sustentáveis no meio digital. Após as auditorias, o programa otimizou mais de 82% dos tópicos identificados como prioritários. Temas como crescimento de audiência, monetização, engajamento de audiência, entre outros, foram destaques na frente técnica do programa.

“Conseguimos unir nossos times de desenvolvimento, comercial e redação para terem um propósito comum e saberem como tomar as melhores decisões de forma conjunta. Com as implementações e melhorias que fizemos, houve um aumento em praticamente todas as métricas”, afirma Jovandro Chagas da Tribuna Online de Espírito Santo.

O GNI Local Lab é um programa desenvolvido pelo Google em parceria com as consultorias Hypertext e Media.Monks e conta com o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) e da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), visando promover uma rede de ajuda mútua para fortalecer o ecossistema de notícias no Brasil.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo