Jornal O Município passa a ter edição impressa auditada pelo IVC
Objetivo do grupo de comunicação é trazer transparência e credibilidade de forma certificada para o mercado
Objetivo do grupo de comunicação é trazer transparência e credibilidade de forma certificada para o mercado
Neste mês de outubro, as edições impressas do jornal O Município começaram a ser auditadas pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC). Portanto, o periódico, que circula principalmente em Brusque e região, também passa a ser certificado pelo renomado instituto.
Diretor do jornal, Claudio José Schlindwein destaca que o grupo O Município sempre contou com uma conduta de muita credibilidade na atuação na linha editorial, seja com repórteres formados em jornalismo ou por meio de incentivos e participação em prêmios. Hoje, o jornal O Município é um dos periódicos mais premiados de Santa Catarina, e agora é a vez de mostrar nossa audiência de forma auditada.
Com foco na qualidade de aferição da audiência, o grupo O Município já conta com a auditoria do IVC nos três portais no estado: O Município, O Município Blumenau e O Município Joinville.
“Já com a qualidade editorial consolidada, a empresa se empenhou agora em comprovar também a audiência. Além do Google Analytics e outras ferramentas, nos filiamos ao IVC para auditar a circulação dos portais. Nesta linha, o jornal impresso também teve essa adesão, mas de uma forma mais complexa”, explica o diretor.
Cláudio aponta que a ideia da auditoria é trazer transparência, credibilidade e uma certificação da audiência do jornal impresso.
“Essas informações são importantes para o mercado, pois o nosso cliente passa a ter certeza de que o jornal circula e existe. Muitos clientes nossos, que estavam circunscritos na praça de Brusque, já nos conhecem e nunca exigiram isso. Mas os clientes externos, de Santa Catarina e Brasil, já pedem certificações para ter mais segurança ao anunciar com o jornal O Município”, completa Cláudio.
Para ter o impresso brusquense auditado pelo IVC, a equipe financeira do jornal O Município precisou realizar um trabalho árduo de adequação. A gerente financeira Fernanda Floriani explica que um processo deste tipo acompanha desde o faturamento, com todo o processamento da empresa, até a contabilidade.
“É um processo extremamente extenso, complexo, para assegurar que a tiragem é real. Envolve questão fiscal, financeira e de mercado para fazer a aferição”, reforça.
O trabalho, que contou com a assistente administrativa Nadelly da Cruz, a auxiliar administrativa Marina Petermann e o consultor de sistemas da Sênior, Karl Fischer, iniciou em abril e foi finalizado no início de outubro.
“Tivemos que adequar o nosso sistema para os nossos relatórios terem todas as informações solicitadas pelo IVC. Tínhamos esses dados, mas em lugares diferentes. Então, eles foram centralizados para facilitar a auditagem”, continua Fernanda.
“Agora, estamos sendo auditados e a sensação é de alívio e de dever cumprido. Hoje, temos como comprovar a quantidade da circulação do jornal impresso. Isso traz mais segurança e credibilidade”, finaliza.
O IVC Brasil é uma entidade nacional sem fins lucrativos responsável pela auditoria multiplataforma de mídia. Seu objetivo é fornecer ao mercado dados isentos e detalhados sobre comunicação, incluindo tráfego web, tanto de desktops quanto de smartphones, tablets e aplicativos, bem como circulação, eventos, e inventário e campanhas de mídia out of home.
Para isso, conta com uma plataforma única que interliga números de diversas audiências às agências mais importantes de todo o país. A entidade é composta por representantes de anunciantes, agências de propaganda e editores.