Jornalista lança livro “Subjetiv(idades)” nesta sexta-feira

O lançamento do novo trabalho de Thayse Helena Machado acontece na Casa de Brusque, às 20h

Jornalista lança livro “Subjetiv(idades)” nesta sexta-feira

O lançamento do novo trabalho de Thayse Helena Machado acontece na Casa de Brusque, às 20h

A jornalista Thayse Helena Machado, que já passou pela redação do Jornal Município Dia a Dia, recebe hoje, 28, amigos, artistas e intelectuais para o lançamento do seu novo trabalho, o livro “Subjetiv(idades)”. O lançamento acontece na Casa de Brusque, às 20h. O livro é um grande relato, da história de 10 moradores de Brusque há algumas décadas. A artista Silvia Teske assina as ilustrações do livro, bem como David T. Silva as fotografias e o artista Rafael Zen participa com poemas inéditos.

A publicação é um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Brusque, vinculado à Fundação Cultural do município e organizado pelo Coletivo Hiato. “O Subjetiv(idades) é um grande relicário de moradores contaminados pela cidade. Existe tanto de Brusque nessas narrativas quanto existe de lembranças. Foram sobre muros, por entre janelas, de dentro dos quartos, na jornada do trabalho para casa que essas histórias tornaram-se verdades. Em um tipo de experimento poético, a jornalista saiu às ruas procurando personagens para sua primeira obra”, explica o organizador do coletivo, Guilherme Müller.

O livro traz relatos de Pedro Severino, Eli Kuhn Weber, Ordemar Santo Darossi, Erico Zendron, Sônia Boing, Renate Wegner Tromm, Elandia Pacheco, Roland Haacke, Hilda Russi e Celso Bonamente. “As entrevistas foram a parte mais emocionante e prazerosa do processo como um todo. Talvez, mais do que contar histórias, eu goste de ouvi-las. É muito intenso observar a fonte enquanto ela caminha por suas lembranças e me conta suas vitórias, alegrias, tristezas e sonhos. É um momento de generosidade ímpar alguém parar seus afazeres para me contar seus segredos”, relata Thayse. “O livro foi um trabalho a oito mãos. Uma delícia de fazer!”, completa.

O lançamento da obra será realizado no museu Casa de Brusque e é aberto ao público. Mais informações pelo e-mail thayseh@terra.com.br.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio