Justiça Eleitoral nega pedido de candidatura de Orides Kormann à Prefeitura de Guabiruba
Ex-prefeito não apresentou certidão criminal fornecida pela Justiça Federal de 2º Grau
Ex-prefeito não apresentou certidão criminal fornecida pela Justiça Federal de 2º Grau
A juíza da 5ª Zona Eleitoral, Clarice Ana Lanzarini, indeferiu o registro de candidatura de Orides Kormann (PMDB). A magistrada considerou que ele não está apto a ser candidato a prefeito por não ter apresentado certidão criminal fornecida pela Justiça Federal de 2º Grau.
Apesar de intimado a entregar o documento, como Orides não o fez, a juíza entendeu que a omissão “consiste em irregularidade grave, a qual se impõe o indeferimento”.
Embora não tenha impedimentos legais, a decisão publicada nesta sexta-feira, 10, também indeferiu o registro de candidatura do vice, Nilton Rogério Kohler, o Tindo (DEM), uma vez que a lei eleitoral se aplica à chapa, e não apenas ao candidato.
Esquecimento
O candidato a prefeito de Guabiruba, consultado pelo Município Dia a Dia, afirma que o seu comitê de campanha esqueceu de entregar a certidão criminal.
No entanto, segundo ele, a situação estará normalizada ainda nesta segunda-feira, 12, quando o documento será entregue à Justiça Eleitoral.
“A petição já foi feita na sexta-feira pelo advogado. Assim que a justiça eleitoral abrir, no começo da tarde, vamos apresentar a certidão criminal. Já está tudo certo, tudo ok”, reforça Kormann.
Atualmente, os três candidatos à Prefeitura de Guabiruba passam por situações jurídicas diferentes, no que se refere aos seus registros de candidatura. Enquanto Kormann foi indeferido, a Justiça Eleitoral, por sua vez, acatou a candidatura de Matias Kohler (PP).
Falta, ainda, o julgamento do registro de candidatura de Osmar Vicentini, do PRB.