Laboratório CAP de Brusque tenta segundo título do ano neste fim de semana

No próximo domingo, o grupo que treina no Sesi de Brusque vai até o município de Saudades para disputar a 11ª edição da Taça Saudades de Futebol

Laboratório CAP de Brusque tenta segundo título do ano neste fim de semana

No próximo domingo, o grupo que treina no Sesi de Brusque vai até o município de Saudades para disputar a 11ª edição da Taça Saudades de Futebol

A equipe do Laboratório do Clube Atlético Paranaense (CAP) de Brusque mal teve tempo para comemorar o título da Copa Teutônia na semana que passou. No próximo domingo, o grupo que treina no Sesi de Brusque vai até o município de Saudades para disputar a 11ª edição da Taça Saudades de Futebol – Categorias de Base.

Os treinamentos no Sesi, no entanto, ainda não retornaram, como afirma o coordenador técnico do Laboratório Furacão Marco Aurélio Chaves. “As duas equipes que participarão da competição, sub-11 e 13, usarão a disputa como uma pré-temporada”, explica Chaves.

Não se pode considerar, no entanto, que o grupo do Laboratório CAP estará despreparado para a competição em Saudades. Parte dos jovens atletas não tiveram um período de férias este ano ou mesmo no fim de 2014. Em dezembro, participaram da primeira edição da Imbituba Cup de Futebol, que teve início no dia 16 e terminou no dia 22. No evento, conquistaram a medalha de bronze com a equipe sub-11. A garotada foi liberada apenas no natal e no ano novo, mas os atletas logo voltaram para participar da Copa Teutônia. Por isso, a semana foi de folga para os jogadores. Segundo Chaves, não haverá tempo ou campo disponível para treino no município do oeste catarinense.

“Faremos apenas preleção e aquecimento, e logo iniciaremos a partida”, diz.
A base da equipe que faturou bronze em Imbituba participou da conquista do ouro em terras gaúchas, de maneira invicta. Porém, segundo Chaves, a ideia para a Taça Saudades é dar oportunidade a mais atletas. “Temos muitos jogadores, de todo o estado de Santa Catarina, e muitas vezes não conseguimos encaixar todos em competições.

Daremos chances àqueles que ainda não testamos”, afirma. Será a primeira vez que o Laboratório CAP de Santa Catarina participará da Taça Saudades.

A equipe parte de Brusque para o oeste no sábado, dia anterior ao primeiro jogo, com 45 membros entre atletas e comissão técnica. Ainda não foram definidos os primeiros confrontos, já que o congresso técnico da Taça Saudades será feito no sábado. A competição será nos mesmos moldes da Copa Teutônia, com três dias de fases de grupos e mais três de mata-mata.

Os treinamentos do Laboratório do CAP retornam no dia 3 de fevereiro.

Grupo não visa títulos
O Laboratório do CAP de Brusque se destacou no ano passado por faturar medalhas em praticamente todas as competições que participou. Porém esse não é o objetivo principal do trabalho realizado no Sesi, conforme afirma Chaves. “Quando levamos atletas a competições fora do estado, a nossa intenção não é o título. Queremos na verdade observar o desempenho deles diante de escolas diferentes, como a gaúcha e a paranaense”, explica. Mesmo assim, o coordenador técnico concorda que as medalhas motivam os garotos e também a comissão técnica, além de coroar o trabalho realizado.

O grupo prepara jovens atletas para integração no elenco principal do Atlético Paranaense. Os jogadores que se destacam mas não são aproveitados pelo time de Curitiba são oferecidos a outros clubes da elite nacional do futebol.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio