Lançada a programação oficial dos 150 anos de fundação da Colônia Imperial Princípe Dom Pedro
Haverá uma série de solenidades nos municípios da região
Haverá uma série de solenidades nos municípios da região
Historiadores, políticos e representantes de instituições de Brusque participaram, nesta terça-feira, 13, no Hotel Gracher, do lançamento oficial da programação em comemoração ao sesquicentenário de fundação da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro.
A colônia ficava nos atuais territórios dos municípios de Botuverá, Nova Trento, na localidade do Krecker, em São João Batista, e na margem direita de Brusque. A Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro foi fundada em 10 de março de 1867, ou seja, no próximo 10 de março fará 150 anos da sua instalação.
O evento ontem de manhã serviu para dar o pontapé inicial na programação, que talvez contará com a presença do príncipe imperial Dom Bertrand de Orleans e Bragança, descendente da família imperial.
Paulo Kons, organizador das comemorações e historiador, destacou o pioneirismo dos colonos de língua inglesa – vindos dos EUA , da Inglaterra e da Irlanda – que primeiro chegaram à região. Ele também ressaltou que a então colônia recebeu camponeses da França, Itália e Alemanha.
“Viemos de um berço comum e agora, 150 anos depois, simbolicamente, estamos novamente reunidos”, afirmou Kons. Ele também descreveu a programação que ocorrerá em março, com o sobrevoo das terras da antiga colônia.
O escritor Aloisius Carlos Lauth, autor de algumas obras sobre a colonização americana na região de Brusque, aproveitou o momento para lembrar que a história está se repetindo. Ele lembrou que a imigração em massa que acontece na Europa, com muitas pessoas do Oriente Médio e da África indo para o Velho Continente, já aconteceu na América do Sul e no Brasil.
Para Lauth, o hino de Brusque é pertinente porque não afirma que a cidade é exclusivamente alemã, mas sim um “pugilo de imigrantes. O escritor considera que o município é a junção de alemães, italianos, poloneses e outras nacionalidades.
“Gostaria que a gente refletisse sobre o momento presente”, afirmou o escritor. Ele buscou demonstrar que, assim como os imigrantes que chegaram no século 19, os atuais também merecem respeito. “Não aprendemos com a história”, finalizou.
O professor Juliano Martins Mazzola também fez uso da palavra e aproveitou para destacar que Brusque e região foi o berço de mais de 11 mil italianos que imigraram no século 19. Mazzola também ressaltou os laços italianos e trentinos que Botuverá e Nova Trento possuem.
A mesa de autoridades também foi composta por outras autoridades. O advogado Ricardo Hoffmann, da Casa de Brusque, deixou a sugestão de, após as comemorações e do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas, lançar uma obra com vários textos sobre os temas abordados nesses encontros.
PROGRAMAÇÃO
Dia 05 de Março de 2017 – Domingo
►09h -SOLENE CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS, na Igreja Evangélica de Confissão Luterana Brusque – Centro
Dia 09 de Março de 2017 – Quinta-feira
►15h35 – Recepção ao Príncipe Imperial do Brasil DOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA*,no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder e sobrevoo do rio Itajaí Mirim, da foz à nascente e hospedagem no Mosteiro Park Hotel (da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição – na Rua Bela Vista, nº 01- Vígolo – com uma belíssima vista do Santuário Santa Paulina, distante 800 metros –http://www.mosteiroparkhotel.com.br/)
►19h30 – Recepção e jantar familiar
Dia 10 de Março de 2017 – Sexta-feira
SESQUICENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DA COLÔNIA IMPERIAL PRÍNCIPE DOM PEDRO
►09h – INAUGURAÇÃO DO MARCO DO SESQUICENTENÁRIO, na sede da então Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro (confluência do ribeirão Águas Claras com o rio Itajaí Mirim) em Brusque – Manifestação do Prefeito de Brusque, Dr. Jonas Oscar Paegle, e do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança
►09h30min – CONFERÊNCIA MAGNA “A Construção da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro por centenas de imigrantes ingleses, estadunidenses, irlandeses, poloneses e mais de 11 mil de língua italiana” –Historiador Paulo Vendelino Kons e Escritor Aloisius Carlos Lauth
Local: Escola de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner (sede provisória da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro)
►10h30min – Deslocamento ao município de Botuverá
►11h30min – ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO, finalizado com o hino eucarístico Tantum Ergo Sacramentum (Tão Sublime Sacramento), composto por Santo Tomás de Aquino (1225-1274), entoado por Juliano Mazzola e integrantes da Banda Musical Padre Sabbatini e Bênção Solene, na Igreja Matriz de São José, em Botuverá
►12h – ORAÇÃO DO ANGELUS, na Igreja Matriz de São José, e REPIQUE DE SINOS SIMULTÂNEO EM TODAS AS IGREJAS localizadas no território das colônias imperiais Itajahy e Príncipe Dom Pedro (Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e comunidade Santo Agostinho do Krecker, em São João Batista)
►12h30min – ALMOÇO, com alocução do Prefeito de Botuverá, Senhor José Luiz Colombi
►14h30min – SOBREVOO do território da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro
►16h – SESSÃO SOLENE da Câmara Municipal de Nova Trento, com pronunciamentos do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, do Prefeito de Nova Trento, Senhor Gian Francesco Voltolini, do ProfessorJuliano Mazzola e do Historiador Paulo Vendelino Kons, seguida de caminhada até o Cemitério Municipal, homenageando a todos os construtores da sesquicentenária história com a deposição de uma coroa de flores na lápide tumular de Hipólito Boiteux, por Dom Bertrand e o Prefeito de Nova Trento
►19h – SOLENE MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ
Local: Igreja Matriz de São Virgílio, Nova Trento
►20h30min – Jantar, com alocução do Prefeito de Nova Trento, Senhor Gian Francesco Voltolini
Dia 11 de Março de 2017 – Sábado
►Manhã – Visita ao Santuário Santa Paulina
►15h – SANTA MISSA, seguida da Assembleia Fundacional da Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil,com a participação do Patrono da Associação, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança
Local: Igreja São José e salão anexo, em Colônia, São João Batista
►20h – Recepção e jantar familiar
Dia 12 de Março de 2017 – Domingo
►10h – SANTA MISSA, na Forma Extraordinária do Rito Romano (celebrada em latim), presidida pelo PadreNivaldo Antonio Ceron, da Diocese de Tubarão
A Missa de São Pio V é a liturgia da Missa do Rito Romano contida nas edições típicas do Missal Romano, que foram publicados de 1570 a 1962. Foi a liturgia da missa mais amplamente celebrada em todo o mundo, até que o Concílio Vaticano II pediu sua revisão, o que ocasionou a promulgação de uma nova liturgia pelo Papa Paulo VI em 1969, conhecida como Missa de Paulo VI. Em 2007 o Papa Bento XVI – através do Motu Proprio Summorum Pontificum – concedeu aos sacerdotes do Rito Latino a permissão para celebrar a Santa Missa segundo Missal Romano editado pelo Beato Papa João XXIII em 1962. Conhecer e celebrar a Santa Missa em sua Forma Extraordinária não se trata de vivenciar um arqueologismo litúrgico, mas buscar valorizar e aprender do rico patrimônio da celebração da fé que o Espírito Santo plasmou ao longo dos séculos na Igreja.
Local: Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento
►12h – Almoço
►13h30 – Acompanhamento até oAeroporto Internacional Hercílio Luz (Florianópolis/SC) e despedida deDOM BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA
►19h30 – CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS do Conselho de Pastores de Brusque – COPAB, na Igreja Evangélica Calvário (avenida Hugo Schlösser, Jardim Maluche/Brusque)
** A Santa Missa, na Forma Extraordinária do Rito Romano, ainda não está confirmada.* A participação do Príncipe Imperial do Brasil, Dom BERTRAND DE ORLEANS E BRAGANÇA, ainda não está confirmada oficialmente;