Legado e influência italiana em Santa Catarina será contada em livro editado pela Unifebe
História que narra os 150 anos da chegada dos italianos ao Sul do Brasil deve ser lançada em 2025
Intitulado “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”, o livro que conta a vinda e o legado deixado pelos europeus em terras catarinenses está sendo editado pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe). A obra deve ser lançada em junho de 2025.
A história resgata a vinda dos europeus para o Sul do Brasil, começando por Brusque, em 1875. O autor é Andrey José Taffner Fraga, integrante da comissão organizadora dos Festejos dos 150 Anos da Imigração em Santa Catarina.
De acordo com a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, os textos já foram finalizados e atualmente a obra passa por revisão.
“Agora o foco está na revisão ortográfica e gramatical da obra. A etapa seguinte é o tratamento das imagens pela equipe técnica da editora. E, por fim, a editoração e a diagramação, desenvolvimento da capa e o registro no Padrão Internacional de Numeração de Livro”, explicou Rosemari.
Italianos em Itajaí-Brusque
A reitora da Unifebe conta que também foi convidada para escrever um capítulo no livro sobre as localidades italianas na antiga colônia Itajaí-Brusque, que também inclui as cidades de Nova Trento, Botuverá, Guabiruba e Gaspar.
“É um capítulo muito importante do livro, pois foi aqui na nossa região que teve início a grande imigração italiana em Santa Catarina, constituída por imigrantes austríacos-tiroleses de língua italiana que ingressaram no Brasil com passaporte da Áustria, e imigrantes italianos que ingressaram com passaporte da Itália, e que desde 1919 são considerados italianos”, contou a reitora da Unifebe.
A obra também traz um capítulo sobre as localidades italianas da antiga colônia Blumenau, que hoje compreende Rio dos Cedros, Rodeio, Ascurra e Apiúna. Esses dois capítulos retratam o início da grande imigração italiana no estado, em 1875.
Lançamento para 2025
A editora planeja lançar a obra em junho de 2025, quando serão celebrando os 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina. O livro também fará parte da programação dos festejos da chegada dos primeiros italianos ao Brasil.
Para a reitora Rosemari Glatz, a obra inédita deixará uma importante contribuição à história de Santa Catarina e do Brasil. A ideia é usar o livro para fins acadêmicos tanto na própria Unifebe, como no Colégio Unifebe, e disponibilizá-lo para bibliotecas públicas.
Além de trabalhar na editoração do livro, a Unifebe deve lançar a reedição de outra obra, a “Vencer ou Morrer”, do autor italiano Renzo Maria Grosselli, que narra a vinda italiana, mas especificamente para Nova Trento, no Vale do Itajaí.
“As duas obras certamente se complementam. São obras de grande valor histórico, e os dois livros serão lançados em 2025, por ocasião dos festejos dos 150 anos da grande imigração italiana em Santa Catarina”, finalizou a reitora.
Assista agora mesmo!
Vidas salvas e perdidas: enfermeira do Samu relata momentos difíceis na pandemia de Covid-19: