Ligações de telefone fixo para celular estão mais baratas desde fevereiro

Redução varia de 14,95% a 22,35%, de acordo com a operadora de telefonia

Ligações de telefone fixo para celular estão mais baratas desde fevereiro

Redução varia de 14,95% a 22,35%, de acordo com a operadora de telefonia

As ligações de telefone fixo para celular, tanto para chamadas locais e interurbanas, estão mais baratas desde o mês passado. A redução varia de 14,95% a 22,35%, de acordo com a operadora. A mudança busca estimular a livre concorrência no setor e faz parte do plano de metas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), prevista desde 2012.

A dona de casa, Joelza Severo Ferreira, conta que usa pouco o telefone fixo para fazer ligações. No entanto, em caso de necessidade, utiliza para ligar para operadoras diferentes do seu aparelho. “Eu tenho Vivo e geralmente ligo mais para operadoras da Vivo. Mas quando é da Tim, Claro, acabo usando o fixo”. Ela diz que observa a medida com bons olhos para a população, já que qualquer redução colabora com o bolso do cidadão.

A medida beneficia usuários das concessionárias Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel e estão divididas em três categorias. A maior redução é para as chamadas locais de telefone fixo para celular, que estão 22% mais baratas. As ligações em que os DDDs das cidades de origem e de destino têm apenas o primeiro dígito igual – como Santos (13) e Campinas (19), em São Paulo, por exemplo, a redução varia de 9,15% a 14,02%, de acordo com a operadora.

Já os usuários que fazem chamadas de fixo para móvel entre cidades que têm o primeiro número do código de área diferente – como Guarujá (SP) (13) e Brasília (DF) (61) – pagam de 7,73% a 11,80% menos.

A Anatel afirma que 25 milhões de pessoas ou empresas com linhas de telefone fixo podem ser beneficiadas com a mudança. No entanto, a redução somente é permitida para quem tem o plano básico oferecido pela concessionária.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo