Lojas de aluguel de trajes de Brusque investem no mercado on-line devido à pandemia

Setor depende dos eventos para conseguir alugar e vender as roupas de festas

Lojas de aluguel de trajes de Brusque investem no mercado on-line devido à pandemia

Setor depende dos eventos para conseguir alugar e vender as roupas de festas

A pandemia de Covid-19 afetou diversos setores do mercado e obrigou muitas lojas a fecharem as portas. O setor de eventos foi um dos mais afetados com os paralisações. Como consequência, as lojas que trabalham com venda e aluguel de trajes de festas também foram atingidas.

Alguns estabelecimentos precisaram suspender contratos dos funcionários, outros fizeram demissões e outros tiveram que encerrar as atividades presenciais. Com o baixo faturamento, as lojas decidiram investir no mercado on-line.

É o caso da loja Pano de Luxo, que recentemente encerrou as atividades na loja física, destinando todo o atendimento para o on-line. A sócia-proprietária, Ana Paula Luchini Stipp Disner, explica que a loja praticamente não teve atendimentos durante a pandemia por depender diretamente do setor de eventos.

“Fechamos as portas hoje pois não conseguimos sobreviver há um ano de pandemia. Vamos continuar com o atendimento on-line para suprir a demanda dos clientes que já tinham agendamento”.

A empresária explica que possivelmente será aberto um atelier na casa de uma das sócias para atender as clientes que precisam ajustar os vestidos. “Todos os modelos da loja são feitos no nosso atelier. A maioria dos clientes nós conseguimos fazer o adiamento [do aluguel]”.

A Splendore também optou pelo investimento no mercado on-line com a venda de fantasias e trajes de comunhão. Zita Gianesini Bado, proprietária da loja, explica que após o aperto no início da pandemia, a empresa investiu nas plataformas on-line.

“A procura para locação caiu muito e com o on-line nós estamos nos virando, estamos sobrevivendo”, avalia. Outra medida adotada pela Splendore foi colocar as peças a preço de custo e trouxe bons resultados.

Faturamento afetado

O faturamento da Pano de Luxo reduziu em 80%, o que motivou o investimento no mercado on-line. Além de ter uma estilista à disposição no WhatsApp da loja, as empresárias destinaram um espaço da residência para fazer os atendimentos pelas redes sociais.

Lojas começaram a investir no mercado on-line para manter o faturamento | Foto: Arquivo Pano de Luxo/Divulgação

Na Daro Eventos o fluxo de clientes diminuiu durante a pandemia e também afetou o faturamento da loja. A funcionária Daiana Muller Ceserio explica que em janeiro e fevereiro o atendimento costuma aumentar, mas os novos decretos afetaram o atendimento nos últimos dias.

No entanto, as clientes da loja não cancelaram o aluguel do vestido e optaram por adiar. “Em 2020 foi bem complicado. Fizemos a suspensão de funcionários, mas estamos firmes”, avalia.

Protocolos de segurança

Como é necessário provar os vestidos antes de alugar o item, as clientes das lojas precisam seguir o protocolo conforme estabelecem as regras sanitárias da cidade.

Na Luxus Haus a cliente precisa marcar um horário para fazer os ajustes. A loja recebe uma cliente por horário e só é permitido um acompanhante. Além disso, o uso obrigatório de máscara e álcool em gel é obrigatório, assim como o aferimento da temperatura antes de entrar no estabelecimento.

Zita, proprietária da Splendore, conta que antes mesmo da pandemia todos os trajes da loja eram lavados e higienizados entre um aluguel e outro. A prática permaneceu durante a pandemia.

A loja trabalha com o aluguel e venda de roupas de primeira comunhão e fantasias. Ela explica que para provar as roupas para comunhão existe um protocolo que o cliente deve seguir, como o uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel.

“Para primeira comunhão é muito difícil não deixar provar. Os meninos não estão acostumados a usarem uma calça social, então eles precisam provar. Da mesma forma são os vestidos das meninas. Temos todos os cuidados, o álcool gel, a máscara que não tem como não usar. Temos todos os cuidados e está dando certo”, salienta.


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