Mães de primeira viagem criam grupo para trocarem experiências da maternidade em Brusque
Mulheres começaram a se encontrar nos parquinhos e hoje são grandes amigas
Mulheres começaram a se encontrar nos parquinhos e hoje são grandes amigas
O grupo de mães Mamas Crazy existe há pouco menos de um ano e foi criado para que as novas mães possam compartilhar a experiência da maternidade. O grupo é formado por 12 mães de primeira viagem. Com os encontros, elas perceberam que as situações que passam diariamente também acontecem com outras mães.
A ideia para criação do grupo surgiu após duas mães combinarem um piquenique na praça do Jardim Maluche. Elas decidiram chamar outras mulheres que haviam se tornado mães recentemente. Algumas eram amigas e outras eram conhecidas das redes sociais. Naquele dia elas puderam compartilhar o dia a dia e se conheceram melhor.
“Lembro muito bem do primeiro encontro em que alguns bebês só sentavam e outros ficavam viradinhos de bruço. Até hoje de todos os encontros que a gente teve aquele foi o mais tranquilo, porque hoje é uma loucura. Eles estão mais crescidinhos então a maioria engatinha ou anda e é uma loucura”, brinca a participante do grupo Thainá Cosme Kuhnen, 23 anos.
Desde então, elas realizam entre dois a três encontros por mês que acontecem nas praças ou na casa de uma das integrantes. “Aquele dia foi uma troca de experiências onde a gente teve a certeza de que a maternidade é uma loucura, nos identificamos muito nas rotinas e nos perrengues. Foi o dia em que a gente se uniu mesmo”, afirma.
A troca de experiência transformou a rede de apoio em um grande grupo de amigas. As mães procuram ajudar umas as outras sem críticas, mas com conselhos e compreensão. “Só quem é mãe sabe o quanto a maternidade é desafiadora. Estamos ali para mostrar que não estamos sozinhas e que não somos as únicas”.
Elas compartilham o cotidiano pelo grupo de WhatsApp. Ali elas trocam informações, tiram dúvidas e conversam todos os dias.
Uma vez por mês as mães se encontram sem os bebês. Hoje elas não conversam apenas sobre os pequenos, mas falam sobre a vida, dão conselhos e boas risadas. Nas primeiras reuniões o nome do grupo era Piquenique com os Babys, mas a mudança veio após o primeiro encontro sem eles.
Segundo a mãe, depois da maternidade elas passaram a enxergar a vida de uma forma diferente e ter uma rede de apoio é fundamental para essa fase. “A maternidade realmente é algo crazy, mas ao mesmo tempo é a coisa mais incrível que já vivemos, e estar vivendo isso juntas tem sido muito mais leve”, garante Thainá.
No fim de setembro do ano passado, elas organizaram um encontro com os pais dos bebês. O resultado do almoço foi positivo e agora os pais criaram um grupo entre eles. “Os pais acham isso o máximo, por termos pessoas do nosso lado vivendo o mesmo momento”.
Para Thainá, o grupo veio para somar e as amigas da rede são um presente que a maternidade lhe proporcionou. “Ter com quem contar nessa fase tão nova e cheia de dúvidas é muito importante e para mim particularmente tem sido essencial. O sentimento é de gratidão por tudo o que eu estou vivendo ao lado delas”, finaliza.