Imagem registrada no amanhecer desta quinta-feira em Brusque/Foto: Ciro Groh

O calor intenso que caracteriza o verão em Santa Catarina castiga principalmente as cidades do Vale do Itajaí.

Na tarde desta quinta-feira, 09, os termômetros bateram os 37,5ºC no bairro Centro em Brusque. Com a umidade do ar elevada (48%), a sensação térmica chegou a 47ºC neste local.

Com muito calor, o sol não deu trégua para os brusquenses ao longo da tarde desta quinta-feira/Foto: Ciro Groh

Já os moradores do Santa Luzia tiveram máxima de 36,2ºC no termômetro e umidade do ar em 64% às 14h23. O resultado desta combinação (temperatura & umidade do ar) gerou uma sensação de calor de 51ºC neste horário.
Os dados são das minhas estações meteorológicas padronizadas.

O índice de calor  é a temperatura sentida devido a combinação entre a temperatura aparente do ar e a umidade relativa do ar.

Nos municípios do entorno, a situação não foi diferente nesta quinta-feira: Guabiruba viu a máxima superar os 37ºC no bairro Aymoré, com sensação atingindo os 52ºC.

Alguns núcleos de trovoadas se formaram no decorrer da tarde, mas longe de Brusque, e o tempo seguiu seco e ensolarado no decorrer do período.

Abaixo, temos a imagem do Radar do Morro da Igreja, com atualização das 16h30:

Núcleos de trovoada ilustrado nas manchas coloridas da figura do mapa.

A seguir, estão as temperaturas extremas (mínimas e máximas) registradas nesta quinta no Vale do Itajaí-Mirim. Surpreendeu e muito, Vidal Ramos, onde fez 34,1ºC na localidade de Fazenda Rio Bonito, região das nascentes do rio Itajaí-Mirim, a 824 metros acima do nível do mar: