Maio foi o mês mais seco dos últimos seis anos em Brusque
Quantidade de chuva foi mais de seis vezes menor do que o mesmo período de 2017
Quantidade de chuva foi mais de seis vezes menor do que o mesmo período de 2017
Maio deste ano registrou o menor volume de chuva dos últimos seis anos, de acordo com informações coletadas por Ciro Groh, colunista do blog Observador do Tempo, de O Município. Os dados foram extraídos nas quatro estações, fixadas nos bairros Centro, Rio Branco, Santa Luzia e Thomaz Coelho.
Na média das quatro estações, choveu em Brusque 51,7 milímetros. O índice é o menor desde 2013, quando Groh começou a tabular esses dados no município.
O volume é menos de um sexto do registrado em maio de 2017, que foi 323,7 mm. Entre 2015 e 2017, maio registrou acumulados de chuva acima dos 150 mm.
Clóvis Correa, meteorologista da Epagri/Ciram, explica que maio foi pouco chuvoso no estado por causa de um sistema de alta pressão que estava localizado no Oceano Atlântico, perto do continente.
O sistema impediu que as massas de ar frio se aproximassem de Santa Catarina. Na altura do Uruguai, elas eram desviadas para o Oceano. Com isso, o volume de chuva caiu drasticamente.
No entanto, as temperaturas não foram impactadas por essa situação. Segundo os dados coletados por Ciro Groh, a média foi de 20,4 ºC, equivalente ao registrado noutros anos.