Mais da metade dos servidores do Horto Florestal de Brusque são pessoas com deficiência
Instituição produz cerca de 15 mil mudas por mês
Instituição produz cerca de 15 mil mudas por mês
Cuidar de plantas e pessoas. Assim é o dia a dia do Horto Florestal da Prefeitura de Brusque, localizado no bairro Cedrinho. O espaço conta com 21 funcionários, sendo 12 deles, pessoas com deficiência.
Juntos, os servidores produzem mais de 15 mil mudas por mês, que são utilizadas no paisagismo da cidade e distribuídas para escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“Primeiro nós separamos a terra e colocamos a semente na embalagem. Na sequência, levamos para a estufa. Após 20 ou 30 dias a muda já pode ser distribuída”, explica o servidor Jorge Ricardo Jescke, 42 anos.
O trabalho de pessoas com deficiência no serviço público de Brusque é assegurado pela Lei 147/2009, que garante a estes trabalhadores 5% das vagas disponíveis. Para o responsável pelo Horto, Vilson Afonsio Moresco, trabalhar com colaboradores especiais é um privilégio.
“Quando fui indicado para o cargo, eu achava que uma das minhas dificuldades seria no relacionamento com eles, mesmo tendo experiência com liderança. Vi que estava enganado, porque assim como os demais, eles são muito competentes e produtivos”, afirma