Corpo de Bombeiros em sobrevoo por Rio do Sul neste domingo, 22 de setembro
Mais de 20 mil pessoas foram atingidas pela chuva em Santa Catarina
As enchentes prejudicaram 70 cidades do Estado. Rio do Sul e Blumenau estão entre as cidades mais afetadas
Mais de 20,5 mil pessoas foram afetadas pela chuva em Santa Catarina até a manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, conforme levantamento feito pela Defesa Civil estadual. As enchentes prejudicaram 70 cidades do Estado. Seis delas decretaram situação de emergência: Araquari, Bom Retiro, São José do Cedro, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e Serra Alta.
Até esta segunda-feira de manhã, 23, mais de 4,6 mil casas haviam sido danificadas pela inundação, destelhamento, granizo ou deslizamento de terra.
Blumenau
Uma das cidades mais afetadas é Blumenau. Segundo a Defesa Civil estadual, há 12.340 pessoas desabrigadas e 281 desalojadas. Na cidade, 3.176 residências foram afetadas pela inundação, que também atingiu mais de 1,3 mil estabelecimentos comerciais e industriais.
A cidade se preparou para os alagamentos com 23 abrigos, o desligamento preventivo de energia nas ruas próximas do leito do rio e uma força-tarefa envolvendo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros, prefeitura, escolas e outras instituições.
Rio do Sul
Outra cidade em situação crítica é Rio do Sul, onde há 1,5 mil pessoas desalojadas e 536 desabrigadas. O rio chegou a 10 metros acima do normal. A SC-350 foi interditada. Há 18 abrigos na cidade.
O volume de chuva nos últimos três dias são superiores à média esperada para todo o mês setembro. Os volumes mais significativos concentraram no Vale do Itajaí, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.