Vitor Souza/O Município
Mais de 200 jovens e adultos concluem os estudos em Brusque em 2024
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município conta com cinco turmas e nunca atingiu sua capacidade máxima
No ano passado, 242 jovens e adultos concluíram os estudos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Brusque. A diretora do ensino fundamental, Sandra Regina Aguiar, avaliou o ano de forma positiva e afirmou que houve um aumento nas matrículas neste ano.
As matrículas na EJA acontecem a cada seis meses. No primeiro semestre do ano passado, 117 alunos concluíram os estudos, e no segundo, 125. Sandra classifica o público como desafiador.
“Às vezes, eles [os alunos] iniciam e depois acabam desistindo. Precisam de bastante incentivo para permanecer na escola. Como a maioria já tem mais de 18 anos, não têm a obrigatoriedade de frequentar as aulas”, afirma.
Para o primeiro semestre deste ano, houve um aumento em relação ao mesmo período no ano passado. A EJA conta atualmente com 136 alunos matriculados.
A diretoria explica que a faixa etária do EJA começa a partir de 15 anos, sem idade máxima. Além disso, afirma que a divisão de gêneros é igualitária.
Polos de ensino
Para manter os alunos incentivados a continuar os estudos, os profissionais da educação realizam diversas ações de estímulo, o que mantém a taxa de desistência nos menores índices possíveis.
Na visão da diretora, entre os semestres do ano passado, não houve um alto número de desistências. “A EJA cumpre o seu papel”, afirma.
Atualmente, a EJA atua em dois polos, com capacidade para cinco turmas, na Escola Básica Municipal Lions Clube Comp Oscar Maluche e na Escola de Ensino Fundamental Paquetá. Em algumas ocasiões, nem todas as turmas são utilizadas devido ao baixo número de alunos.
Regularmente, há duas turmas de alfabetização, uma em cada polo, e duas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Sandra afirma que a EJA nunca atingiu a capacidade máxima de alunos.
A EJA planeja a abertura de mais um polo no bairro Limeira. Em março, será realizada uma pesquisa de demanda para identificar o público da comunidade.
Matrículas
Para realizar matrículas é necessário ter 15 anos completos. Basta entrar em contato com o EJA pelo telefone/WhatsApp (47) 3355-8254 e apresentar documentos para a validação.
Caso o aluno seja menor de idade, somente o responsável pode fazer a matrícula. Não há um prazo de término para as matrículas. A alfabetização de alunos é feita até o 9º ano.
Confira os documentos necessários:
- Histórico escolar (caso tenha concluído alguma série)
- Foto 3×4
- Xerox do RG e do CPF do aluno
- Xerox do RG e do CPF do responsável (caso o aluno tenha menos de 18 anos)
- Procuração como responsável legal (caso o responsável não seja pai ou mãe do aluno)
- Xerox da carteira de vacinas (com todas as vacinas em dia)
- Xerox do cartão do SUS
- Comprovante de residência atualizado no nome do pai, mãe ou responsável. Também é válido contrato de aluguel, se não tiver contas no nome.
Assista agora mesmo!
Fim de show nacional lotou Amarelo Vinte e funcionária teve que ser levada ao hospital: