Mais de dois mil exames de rastreio de câncer serão ofertados pela Prefeitura de Brusque e Sesc
Termo de cooperação foi assinado nesta terça-feira
Com o objetivo de oferecer mais de dois mil exames para rastreio de câncer de mama e do colo de útero, a Prefeitura de Brusque assinou, na tarde desta terça-feira, 26, um termo de cooperação técnica com o Sesc. O objetivo é disponibilizar à população um caminhão para o serviço de Saúde da Mulher entre fevereiro e abril de 2025.
Conforme o Executivo, os profissionais que atuarão no serviço serão custeados pelo Sesc, enquanto a contrapartida do município incluirá a hospedagem e a oferta de outros subsídios para a equipe.
Exames de rastreio de câncer
A meta do programa é ampliar o acesso aos exames, com o caminhão estacionado por 60 dias em frente à Policlínica. Embora a Atenção Primária e a Rede Feminina já estejam aumentando a realização de exames de rastreio, ainda é necessário alcançar um número maior de mulheres.
“A região sul é a segunda do Brasil com maior número de casos, e está havendo um aumento no número de diagnósticos em estágios avançados da doença”, destaca a secretária de Saúde, Thayse Rosa.
Importância da detecção precoce
A detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero aumenta as chances de cura para até 95%. Portanto, o acesso a esses exames é crucial.
O custo total para o município com o programa será em torno de R$ 24 mil, enquanto a compra de exames de mamografia sozinha custaria cerca de R$ 50 mil. Além da economia, o programa oferecerá mais de mil exames preventivos e promoverá diversas ações de educação em saúde.
Leia também:
1. Novos terminais e redução da tarifa: conheça modelo proposto para o transporte coletivo de Brusque
2. Conheça história da primeira mulher eleita presidente da OAB de Brusque
3. Sesi de Brusque lança Natal Solidário e beneficia crianças da escola Nova Brasília
4. Mega-Sena 2800: veja o resultado do sorteio desta terça-feira
5. Brusquense que vive nos Estados Unidos busca doadores compatíveis para salvar vida da filha com doença rara
Assista agora mesmo!
Minas abandonadas de Guabiruba ainda despertam curiosidade dos moradores: