X
X

Buscar

Mais três casos de impetigo são investigados em Brusque

Mães que suspeitam da doença devem procurar imediatamente uma unidade básica de saúde

A Vigilância Epidemiológica de Brusque iniciou na manhã desta sexta-feira, 22, a investigação de mais três casos suspeitos de impetigo, doença bacteriana da pele que já ocasionou a suspensão das aulas do Centro de Educação Infantil Laura Cattani Leite, no Cedrinho, até terça-feira, 26, com dez alunos e três servidores infectados. 

De acordo com a coordenadora do órgão, Fernanda Lippert, os casos em investigação são tratados como isolados e, agora, a vigilância vai verificar se há algum tipo de ligação com a escola do Cedrinho.

A orientação é que as mães que suspeitarem da doença, procurem imediatamente uma unidade básica de saúde para ter a confirmação. “Todas as unidades de saúde já estão orientadas, foi emitido um aviso epidemiológico e a confirmação do impetigo é feito por meio de comprovação clínica”, diz.

De acordo com Fernanda, a higiene é a principal forma de combater à bactéria. “É importante lavar muito bem as mãos e não compartilhar itens pessoais como roupas, lençóis e até brinquedos. Essa bactéria fica alojada e é altamente contagiosa”.

Fernanda ressalta ainda que o CEI Laura Cattani Leite já recebeu inspeção e passará por uma limpeza geral para acabar com a contaminação. “Estamos muito atentos a esta situação. Não é momento para pânico, mas de redobrar a atenção para evitar o contágio”.