Mapeamento define mais de 50 quilômetros destinados aos ciclistas em Guabiruba
Estudo foi entregue ontem pela Gbtran ao prefeito Matias Kohler
A Coordenadoria de Trânsito de Guabiruba (Gbtran) apresentou na manhã de ontem ao prefeito Matias Kohler um mapeamento de 54 quilômetros do município em que podem ser implantados passeios compartilhados, ciclofaixas e ciclovias.
A implementação será feita gradativamente. A rua Sternthal, no bairro Aymoré, a rua São Pedro, a continuidade da rua 10 de Junho até o entroncamento da Pomerânia serão os locais prioritários. A Prefeitura de Guabiruba acredita que até o fim do ano cerca de seis quilômetros entre passeios compartilhados, ciclofaixas e ciclovias, sejam colocados.
O prefeito diz que a ideia é criar uma malha cicloviária para aproveitar a ausência de grandes morros e declives – em alguns pontos da cidade -, o que contribuiu para o uso de bicicletas. “Além da topografia favorável de Guabiruba, é um meio de locomoção cada vez mais utilizado, que traz benefícios para a saúde”.
Kohler explica que com o fim da pavimentação na rua Sternthal, a implantação da ciclofaixa já deverá ser feita. Na rua São Pedro, após a reurbanização, o procedimento será o mesmo, assim como na 10 de Junho. “É um trabalho gradativo, que depende de outras obras que estão em andamento ou que ainda vão iniciar.
Mas até o fim do ano teremos implementado uns seis quilômetros”. O prefeito ainda diz que, em média, são gastos com pintura de faixas e tachões, cerca de R$ 10 a R$ 12 mil por quilômetro.
O coordenador da Gbtran, Paulo Sestrem, explica que o mapeamento foi realizado num período de médio a longo prazo. “O estudo foi finalizado e a introdução deverá ser feita aos poucos. É preciso recursos. É um trabalho que deixaremos para outras gestões, que poderão implantar ou não”.
Ele explica que entre os critérios analisados para o estudo está o fato de Guabiruba possuir uma topografia favorável e ter um grande número de pessoas que utilizam a bicicleta.
Sestrem conta que foram levados em consideração os adolescentes que ainda não são condutores e também em idosos que não dirigem mais. “É um transporte eficaz, econômico e de poluição zero. Guabiruba está planejando o futuro da população, pensando no seu bem estar e na qualidade de vida. Uma cidade que não pensa nestas questões está regredindo”.
Locais que já possuem ciclofaixa
Rua Brusque – trecho entre a Autoescola Fischer e o semáforo (espaço compartilhado)
Rua Brusque – semáforo até a Igreja Católica
Rua 10 de Junho – Igreja Matriz até o entroncamento da rua José Dirschnabel
Rua Sigmund Kohler – em frente à Câmara de Vereadores
Rua Alois Erthal – entroncamento com a rua José Dirschnabel até a Sigmund Kohler