Maria Celita Gallassini
Paciente do Centro de Atenção Psicossocial de Brusque (Caps), Maria Celita Gallassini, 60 anos, foi encaminhada para fazer exames de rotina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela fez a mamografia, e no exame, apareceu algo preocupante. Celita foi encaminhada para o ultrassom, onde foi constatado um tumor pequeno na mama esquerda. Ela fez a […]
Ela fez a mamografia, e no exame, apareceu algo preocupante. Celita foi encaminhada para o ultrassom, onde foi constatado um tumor pequeno na mama esquerda. Ela fez a biópsia e, apesar de pequeno, o tumor era maligno.
Celita, então, iniciou o tratamento, fez cirurgia para a retirada total da mama esquerda no fim do ano passado e, agora, está sendo acompanhada pelos médicos. Ela conta que no começo ficou bastante preocupada com a doença, mas enfrentou com otimismo. “Eu não me conformava, mas é preciso enfrentar”, diz.
Após a cirurgia, ela até adquiriu novos hábitos, como a prática de exercício físico. “Comecei a fazer academia e me sinto bem melhor”.
Para as mulheres que estão passando pela doença, ela deixa um recado. “Lutem. Eu lutei e deu tudo certo. A gente sofre, mas tem que enfrentar”.