A partir desta sexta-feira, 31 de agosto, o nadador Matheus Rheine, 19 anos, disputará pela primeira vez em sua carreira os Jogos Paralímpicos, em Londres.
O brusquense compete na categoria S11 (100% cego). As disputas da natação ocorrerão entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, no Centro Aquático – Parque Olímpico da capital londrina. A abertura oficial ocorreu nesta quarta-feira.
Matheus disputará três provas. As duas primeiras, das quais priorizou sua preparação o ano todo, serão os 50 metros livre, no dia 31 e os 100 metros livre, dia 1º de setembro.
A terceira e última prova dele acontecerá seis dias depois, 7 de setembro, com os 400 metros livre. Desde o dia 25 de julho, uma delegação formada por nove nadadores, entre eles Matheus, fizeram uma bateria intensa de treinos na Europa.
Em Sierra Nevada, região montanhosa da Espanha, a mais de 3 mil metros de altitude, o objetivo foi proporcionar aos brasileiros melhor condicionamento físico na chegada a Londres.
– Sierra Nevada não é um lugar apropriado para treino e por isso treinamos lá, por ser muito difícil até de respirar. Quando descemos para Inglaterra, a diferença foi muito grande. Adquirimos muita resistência – comentou Matheus.
** Confira a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta quinta-feira, 30 de agosto.
* Atualizado às 14 horas de quinta-feira, 30 de agosto.