Média de 40 bocas de lobo são limpas por dia em Brusque

Estimativa é da Secretaria de Obras, que também realiza manutenção e reparos nos bueiros

Média de 40 bocas de lobo são limpas por dia em Brusque

Estimativa é da Secretaria de Obras, que também realiza manutenção e reparos nos bueiros

Na tarde de ontem, a equipe da Secretaria de Obras realizava a limpeza nas bocas de lobo na rua AC-008, em Águas Claras – Crédito: Taiana Eberle 
Garrafas PET, plástico, latas, embalagens das mais variadas, barro, concreto e até dejetos de fezes. Esses são alguns exemplos de materiais encontrados, diariamente, pela equipe que realiza a limpeza e manutenção das bocas de lobo pelas ruas em Brusque. O serviço, tem como objetivo desobstruir os locais, que constantemente entopem, em especial após chuvas e enxurradas. 

– Tem ruas que os moradores chegam e cimentam a boca de lobo, para não dar mal cheiro. Dá um trabalho danado para conseguir abrir depois. Às vezes nem com picareta conseguimos desobstruir – comenta o encarregado, Frederico Jeske. 
 
Segundo o secretário de Obras, Gilmar Vilamoski, a secretaria não possui nenhum registro ou documento que aponte a quantidade de bocas de lobo existentes na cidade, tampouco mapas das tubulações que se entrelaçam no subsolo de Brusque. Porém, o órgão estima que a grosso modo existam pelo menos 15 mil bocas de lobo espalhadas pelo município. 

– Contando com essa média de 40 que recebem limpeza e manutenção por dia, e ainda os dias úteis trabalhados, em dois anos conseguiríamos limpar todas as bocas de lobo. A demanda cresce numa velocidade desproporcional à nossa estrutura  – declara o secretário.

Para solicitar a limpeza ou reparos em bocas de lobo as pessoas podem ligar para Secretaria de Obras ou para própria Ouvidoria do município. Os pedidos são encaminhados ao encarregado da equipe e agendados ao cronograma de trabalho.

*Secretaria de Obras: 3351-1472 
*Ouvidoria: 156

**Confira a reportagem completa e a opinião dos moradores na edição impressa de amanhã, 7 de março. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio