Menino de três anos escolhe Pelznickel como tema de festa de aniversário em Brusque; veja fotos
Mãe conta que desde o ano passado o garoto pedia festa com o personagem
Mãe conta que desde o ano passado o garoto pedia festa com o personagem
É comum vermos crianças escolhendo diversos temas para festa de aniversário, como o de super-heróis, personagens de desenhos animados, filmes e até clubes de futebol. Porém, o menino Gustavo, de Guabiruba, escolheu um tema inusitado para sua festa de três anos que foi realizada nesta segunda-feira, 27. A festa teve o tema do Pelznickel, personagem tradicional do folclore guabirubense.
A mãe, Luana Schumacher, conta que o filho começou a pedir a festa desde o aniversário do irmão no ano passado.
“Ele falava que a festa dele seria do Pelznickel, eu achei que fosse por conta da época de Natal, onde se falava muito sobre o assunto, achei que ele fosse esquecer, mas não esqueceu”. Próximo à data do aniversário, Luana teve que correr atrás da decoração, do bolo e de todos os preparativos.
Ela menciona que tentou trocar a temática da festa por temas mais voltados para o público infantil como: Flash, Sonic e Patrulha Canina, mas que Gustavo só falava no Pelznickel. Por parte da mãe houve receio de montar a decoração, pensando que as outras crianças e, inclusive ele, poderiam se assustar com o personagem. “Ano passado fomos visitar a Sociedade dos Pelznickel, na Guabiruba, ele ficou o tempo inteiro agarrado em mim e de olho fechado”, diz a mãe.
Ela entrou em contato com a Sociedade do Pekznickel, que disponibilizou dois personagens para a festa, e combinou com a decoradora para que fosse feita uma festa bonita e que não assustasse as crianças. “Com todo o talento, o trabalho foi realizado”, exalta.
A mãe ainda fala que o garoto havia pedido que um Pelznickel de verdade fosse à festa. “Ele tinha me pedido, mas achei um pouco demais. Imaginei que ele e as crianças sairiam correndo”, conta.
Ao final, Luana conta que não se sabe ao certo o porquê da escolha de Gustavo pelo tema. “Eu acho que foi pelo fascínio que esse tema causa nas crianças, pois aposto que elas têm medo, mas também curiosidade”, pontua.
O Pelznickel é uma figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães. Também chamado de Papai Noel do Mato, é um ajudante de São Nicolao que, no entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, sai da mata e invade as ruas de Guabiruba.
Coberto de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras, carrega correntes, chicotes e instrumentos barulhentos. O intuito é recompensar aqueles que foram bonzinhos e, amedrontar e cobrar obediência daqueles que aprontaram durante o ano.
Atualização (29/06 – 16h40):
A festa foi realizada em Brusque e não em Guabiruba, conforme havia sido divulgado anteriormente.
Leia também:
– Pela primeira vez na história, brusquense assumirá cargo de senadora
– Carro ocupado por oito venezuelanos cai em ribanceira no Oeste de Santa Catarina
– Obra de terraplanagem da ETA Cristalina em Brusque chega a reta final
– VÍDEO – Assista à coletiva de Luan Carlos após Brusque x Bahia
– Bombeiro desce de viatura, corre atrás de ladrão e realiza abordagem no Vale do Itajaí