Minimercado é aberto dentro de condomínio do programa Minha Casa Minha Vida em Brusque
Estabelecimento não tem atendente e atende mais de 1 mil moradores
Um mercado de pequeno porte foi construído dentro do condomínio residencial Imigrantes de Karlsdorf, na travessa Dom Joaquim, em Brusque. A estrutura foi inaugurada neste sábado, 10. O mercado não possui atendente e é restrito aos moradores. O condomínio faz parte do programa Minha Casa Minha Vida.
Os moradores acessam o mercado por cadastro biométrico. A construção tem como objetivo facilitar o dia a dia dos mais de 1 mil moradores do residencial, que agora podem evitar trânsito ou saídas de casa durante a noite quando necessitar de alguma compra básica de mercado.
O síndico do residencial Imigrantes de Karlsdorf, Vagner de Jesus Santos, afirma que a comodidade foi um dos fatores que influenciou o desejo de construir um mercado dentro do condomínio. Pelo Brasil, residenciais que possuem grande número de moradores têm adotado os mercados no estilo autosserviço.
“Moramos em uma cidade em que o trânsito é intenso. Resolvemos então implantar um mercadinho na intenção de trazer mais comodidade e qualidade de vida aos moradores. Isso evita com que moradores precisem deixar suas casas em momentos de grande fluxo de veículos para comprar algo simples, como sal”, destaca Vagner.
A valorização dos apartamentos é outro fator levado em consideração. O síndico comenta que, em razão da quantidade de moradores, o mini mercado acaba oferecendo comodidade para uma parte da comunidade do bairro. O residencial conta com 208 apartamentos.
“São 1.040 pessoas beneficiadas, que agora têm uma melhor qualidade de vida com um mercado ao lado de casa. Pensamos também na valorização”, relata. O mercado funciona 24 horas por dia. A entrada não é permitida para adolescentes e crianças menores de 16 anos.
Sem custos ao condomínio
O minimercado é administrado pela empresa InHouse Market, que foi responsável por todo custo de instalação da estrutura. Na prática, nenhum valor foi pago pelo condomínio. Da mesma forma, a empresa atua com a exploração do espaço e lucra em cima das vendas. O pagamento dos produtos adquiridos pelos moradores é somente por cartão.
O administrador do residencial, Luis Antonio Visconti, proprietário da Controller Condomínios, afirma que uma pesquisa interna foi realizada para avaliar a aceitação dos moradores, antes da construção do mercado. O levantamento contou com a participação de 86 moradores, e a estrutura foi aprovada por 95% dos participantes.
“Fizemos a pesquisa e tivemos boa aprovação. A empresa realizou toda a construção da estrutura. O condomínio somente entregou o espaço para receber o mercado, que é uma facilidade para os moradores. Quando alguém recebe uma visita à noite e falta algo, por exemplo, é necessário somente sair do apartamento para comprar o que falta no minimercado”, diz Luis.
As operações do mercado de pequeno porte iniciaram a partir da inauguração. Moradores marcaram presença no evento. Foi assinado com a empresa um contrato que permite a exploração do espaço por dois anos.
Residencial Imigrantes de Karlsdorf
O residencial Imigrantes de Karlsdorf foi inaugurado em Brusque em novembro de 2014, por meio do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, destinado a famílias de baixa renda. O conjunto habitacional vertical tem o mesmo modelo dos residenciais Jardim Sesquicentenário e Minha Casa Minha Vida (mesmo nome do programa), também em Brusque.
O condomínio possui área de 19.120,00 m², conta com 13 blocos com 16 apartamentos em cada. Cada moradia tem uma vaga de garagem. O residencial conta ainda com duas áreas para confraternização, guarita, parquinho para crianças e quadra esportiva, além do recém-inaugurado mercado de pequeno porte.
Assista agora mesmo!
Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: