Ministério das Cidades pré-aprova projeto da margem esquerda da Beira Rio
No entanto, aval final só será formalizado pelo BRDE no ano que vem
No entanto, aval final só será formalizado pelo BRDE no ano que vem
O projeto do prolongamento da margem esquerda da avenida Beira Rio foi pré-aprovado pelo Ministério das Cidades. A informação foi repassada à Prefeitura de Brusque na sexta-feira, 1º.
O ministério é o responsável pelo programa Avançar Cidades, pelo qual a obra será financiada. “Na sexta-feira, às 19h, recebemos a notícia de que fomos pré-selecionados para receber os cerca de R$ 24 milhões para a margem esquerda”, afirma Andrea Volkmann, diretora-geral do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI).
A pré-aprovação é o primeiro passo para que o prolongamento saia do papel. Segundo Andrea, agora é necessário que o projeto de lei que foi enviado à Câmara de Vereadores seja aprovado.
Simultaneamente ao projeto, o DGI irá trabalhar em cima dos estudos técnicos relativos à obra. Esses documentos deverão ser enviados ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que é o operador financeiro e técnico do financiamento.
“As coisas estão se encaminhando, mas só terei a aprovação final no ano que vem”, diz a diretora-geral.
Câmara
O projeto de lei que autoriza a prefeitura a contrair o financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi enviado à Câmara de Vereadores no dia 7 de novembro.
Neste momento, ele está na Comissão de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), cujo relator é Marcos Deichmann. A CCLR fará um parecer sobre a legalidade do projeto, que será votado antes da matéria principal em plenário.
Obra
O trecho a ser prolongado terá início na ponte Mário Olinger, perto do Corpo de Bombeiros, e irá até a ponte João Libério Benvenutti, perto do clube Santos Dumont, por 4 quilômetros de extensão.
O projeto prevê a infraestrutura para que a margem esquerda passe por baixo das pontes dos Bombeiros e do Santos Dumont. Haverá também enrocamento em alguns trechos, assim como uma ponte e uma laje.