X
X

Buscar

Morador coloca faixa em protesto contra interdição de ponte no bairro Rio Branco, em Brusque

“Obrigado, prefeitura”, está escrito na faixa, de forma irônica

O morador do bairro Dom Joaquim, Norberto Heil, que reside nas proximidades da ponte Alois Petermann e utiliza a estrutura, interditada para obras, colocou uma faixa em um poste na região em protesto ao bloqueio da ponte. A faixa foi colocada no sábado, 21.

A faixa está colocada a cerca de 150 metros da ponte, no sentido Dom Joaquim-Rio Branco. Nela está escrito um agradecimento irônico à Prefeitura de Brusque: “Obrigado, prefeitura. Neste lado: sem ponte e sem estrada. No outro lado, três pontes e duas Beira Rio”, consta.

Norberto afirma que o trânsito na região foi muito afetado após o início dos trabalhos. Ele diz entender a necessidade das obras, mas avalia que a estrutura não deveria ser interditada sem a colocação de um acesso próximo à ponte para o tráfego de veículos.

“É só fazer uma travessia para que os automóveis tenham acesso, de madeira, com eucalipto. Mas, não, simplesmente chegou o dia e eles fecharam. Agora, quem vem da Cristalina e trabalha no Rio Branco tem que passar pela Lagoa Dourada. Tem que pensar um pouco no povo”, afirma.

O que diz a prefeitura

Procurada pela reportagem de O Município, a Prefeitura de Brusque afirmou, em nota, que as obras levarão entre quatro a seis meses para serem concluídas. A prefeitura disse ainda que “o transtorno é passageiro, mas o benefício será permanente com a conclusão dos trabalhos”, conforme escreveu. Confira a nota na íntegra.

A Prefeitura de Brusque informa que no ano de 2018 (gestão Jonas Paegle e Ari Vequi) foi entregue uma nova ponte ligando a região do Dom Joaquim, Souza Cruz e Rio Branco (ponte prefeito José Germano Schaefer). Agora, no início de maio de 2022, foi entregue a ordem de serviço para a construção de uma nova ponte que marca o início da construção da Beira Rio Dom Joaquim, ligando os bairros Jardim Maluche, Rio Branco e Guarani, ligação que faz parte do complexo da obra. A obra que já foi licitada será executada pela empresa Zanco Construtora LTDA, com custo superior a R$ 8,3 milhões.

Uma segunda ponte, incluída no projeto do Fonplata, também será construída no trecho da nova avenida Beira Rio Dom Joaquim, visando ampliar ainda mais a mobilidade.

No momento, a ponte Alois Petermann (ligação entre o Dom Joaquim e o Rio Branco) está em reforma após laudos técnicos apontarem danos em sua estrutura. Para realizar as obras de reforma e reforço, que vai permitir inclusive ampliar a capacidade de trafegabilidade para caminhões até 45 toneladas, serão necessários entre quatro e seis meses de trabalho. O investimento é de R$ 2 milhões e os trabalhos estão sendo feitos pela empresa Pacopedra, vencedora da licitação.

A prefeitura de Brusque reafirma seu compromisso com a comunidade e a mobilidade urbana e solicita especial atenção dos motoristas para os transtornos causados no trânsito por conta das obras da ponte Alois Petermann. O transtorno é passageiro, mas o benefício será permanente com a conclusão dos trabalhos. Por fim, esclarece que está focada em projetos, licitações e estudos de outras pontes em Brusque, como a recém-contratada ligação do Centro 1-Centro 2, a maior ponte a ser construída na história da cidade.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube