Moradores acompanham abertura da 22ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba
Equipes estão com grandes expectativas para serem as vencedoras da competição
Nem a forte chuva que caiu na tarde deste sábado, 9, impediu o público de comparecer a abertura da 22ª edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba. O evento foi realizado no ginásio de esportes João Scheffer, localizado no Centro.
Neste ano, participarão aproximadamente 2 mil pessoas que disputarão as 38 modalidades. As competições ocorrem entre sábado e quinta-feira e cada dia é reservado para um tipo de esporte.
As disputas acontecem entre 9 de março e 26 de maio. Os vencedores serão premiados no dia de aniversário da cidade – 1º de junho – durante a Festa da Integração.
Em seu discurso de abertura, Matias Kohler, o prefeito de Guabiruba, enfatizou que os jogos comunitários são uma tradição no município há 22 anos e desejou uma boa competição aos participantes.
Ele considera que o campeonato é uma oportunidade das comunidades disputarem modalidades esportivas e criarem uma convivência harmônica. “Dentro desse cenário é um momento importante para nós que primamos pela disciplina, pela ordem e pelo respeito mútuo em todas as competições”, enfatiza.
Kohler espera que na 22ª edição a conduta dos anos anteriores se repita. “Esperamos que haja vencedores e vencidos, mas que ao final sejamos todos campeões”, declarou.
Valmir Zirke, vice-prefeito da cidade, agradeceu a presença dos moradores do município e também solicitou que a competição “esse ano seja de respeito como nos outros anos”.
Mudanças na 22ª edição
A secretária de esportes e lazer de Guabiruba, Márcia Hochsprung Watanabe, explicou que para esse ano foi feita uma mudança na forma de disputa. Em anos anteriores, as equipes que disputavam os jogos e perdiam, caiam da competição. Neste ano, a pedidos de vários atletas, a organização fez duas chaves.
O campeão da edição passada ficará na chave A, que será composta por três bairros, e o vice-campeão na chave B, que contará com quatro equipes. “O primeiro colocado de cada chave já vai direto para a semi-final, o segundo e terceiro vão se cruzar para saber quem são os outros dois semi-finalistas”, esclarece.
Para ela, a mudança será positiva para todo o campeonato. “Tinha aquela soberania de alguns bairros sempre serem campeões e esse ano acho que as equipes mais fracas talvez consigam chegar a disputar uma final também”, afirma.
Márcia também considera importante a presença do público que às vezes tem vergonha de jogar, mas gosta de estar presente assistindo aos jogos. Ela afirma que grande parte da população gosta de praticar esportes e pede que todos se divirtam dentro da quadra, mas que também mantenham o respeito fora do espaço.
Roque Hassmann, diretor de esportes, explicou que quando a secretaria começou a organizar a competição foi pensado na disciplina e a amizade entre os atletas. Ele enfatiza aos participantes que eles devem competir dentro da quadra, pois fora dela são todos amigos.
Grandes expectativas
O Imigrante, atual campeão dos Jogos Comunitários de Guabiruba, procura nesta 22ª edição o bicampeonato. O coordenador da equipe, Marcio Pereira, informou que 70 moradores do bairro participarão das 38 modalidades. “É o menor bairro da cidade, por isso as pessoas tendem a jogar mais modalidades”.
Ele garantiu que a equipe está fazendo de tudo para manter o título de campeão. Com a mudança para duas chaves, ele acredita que haverá modalidades que o bairro terá vantagem. “O naipe masculino é muito forte. Então se a gente conseguir fazer uma pontuação no feminino também, nós temos uma boa chance de conseguir esse título novamente”, pontua.
O morador do bairro São Pedro, Wagner Lofhagen, afirma que a equipe fica feliz com o ginásio lotado e a recepção calorosa dos moradores. Ele também enfatiza que o bairro vai correr atrás do título de campeão.
Após a abertura da 22ª edição dos jogos comunitários, o grupo de dança do Estúdio Maiara Eleutério fez uma apresentação de dança. Na sequência, foi dado início as competições do futsal masculino com o jogo entre Aymoré x São Pedro.