Moradores do bairro Santa Terezinha reclamam de água suja na rede do Samae
Segundo eles, problema acontece desde o ano passado
Segundo eles, problema acontece desde o ano passado
Desde o ano passado, moradores da rua Arnoldo Wagner, no bairro Santa Terezinha, reclamam que têm recebido água suja da rede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
Moradora da rua há 11 anos, a dona de casa Jane Maria Bizari diz que o problema iniciou há dois anos. De acordo com ela, a água saiu suja das torneiras várias vezes ao longo de 2019.
“Ano passado inteiro aconteceu isso. Aí liga para o Samae, eles vem fazer descarga no relógio, mas não resolve. Entre o Natal e o Ano Novo a água estava vindo muito suja, liguei lá de novo e até hoje não vieram”, reclama.
Jane diz que a família não dá conta de limpar a caixa d’água. “Lavo roupa, faço comida, tomo banho tudo com essa água suja. Pagamos caro para ter a água desse jeito. Já estou cansada de ligar pedindo para virem arrumar e não acontecer nada”, diz.
Raquel da Costa também é moradora da rua Arnoldo Wagner e enfrenta o mesmo problema. “A água vem barrenta, não tenho coragem nem de dar para o cachorro. Minha máquina de lavar puxa a água da rede. Coloco a roupa pra lavar, quando volto, estão todas sujas. Várias pessoas da rua já entraram em contato com o Samae, mas o problema ainda não foi resolvido”, afirma.
Além do problema no Santa Terezinha, moradores de ruas do bairro São Pedro, Águas Claras e Dom Joaquim também enfrentam o mesmo problema .
O diretor-presidente do Samae, Dejair Machado, diz que não tem conhecimento do problema da rua Arnoldo Wagner. De acordo com ele, um técnico deve ir até o local para ver se há algum problema com a rede.
Machado explica que há vários motivos para que a água saia suja das torneiras. O principal, é devido a despressurização da rede. “O ferro e o manganês presentes na água reagem com o cloro e produzem uma crosta no cano. A medida que despressuriza a rede para algum conserto, essa sujeira arrasta e amarela a água”.
Ele também diz que a própria caixa d’água dos moradores também precisa de limpeza constante, caso contrário, também pode deixar a água amarelada. “Também já tivemos problema que a pessoa instala filtro e com o tempo também vai deteriorando e vai passando essa cor amarelada. São diversos fatores que podem causar. De uma maneira geral, ultimamente, estamos recebendo poucas reclamações sobre essa situação em Brusque”.