Morre dom Vito Schlickmann, bispo que trabalhou em paróquias de Brusque, aos 94 anos

Ele atuou no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja e na Paróquia Santa Terezinha

Morre dom Vito Schlickmann, bispo que trabalhou em paróquias de Brusque, aos 94 anos

Ele atuou no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja e na Paróquia Santa Terezinha

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Florianópolis, dom Vito Schlickmann, faleceu na manhã desta terça-feira, 14, aos 94 anos. Ele teve atuação em Brusque no Seminário Menor Metropolitano, no museu arquidiocesano e na Paróquia Santa Terezinha.

Dom Vito nasceu em São Ludgero (SC), no dia 28 de dezembro de 1928. Fez seus estudos primários em São Ludgero e no Seminário de Azambuja, em Brusque, durante 1941 e 1944. Realizou seus estudos do segundo grau, também no Azambuja, entre 1945 e 1947.

Anos em Brusque

Ele atuou como professor no Seminário de Azambuja de 1954 a 1959, e como diretor do museu arquidiocesano de 1978 a 1984. Também foi pároco da Paróquia Santa Terezinha entre os anos de 1984 a 1987.

Dom Afonso Niehues, monsehor Valentin Loch, dom Vito Schlickmann e dom João Francisco Salm

Velório

Segundo a Arquidiocese de Florianópolis, o velório teve início nesta terça-feira na igreja paroquial de Santa Cruz, às 12h. A partir das 14h, haverá missas a cada duas horas, até às 4h da manhã.

Após a última missa, o corpo será levado para a igreja matriz de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, onde continuará o velório a partir das 6h. Na igreja matriz também será realizada a missa de exéquias e o sepultamento às 9h.

Santuário manifesta pesar

Após a morte do bispo auxiliar, o Santuário Nossa Senhora de Azambuja divulgou uma nota. O santuário relembrou a trajetória de dom Vito em Brusque e manifestou pesar pela morte do bispo. Confira trecho da nota:

“​O Santuário de Azambuja, com profunda tristeza, se une em oração com toda a igreja de Florianópolis por este homem de Deus, inteiramente dedicado à evangelização e ao serviço da Igreja, que agora partiu para a eternidade”, escreveu o santuário.

Correção (14/02, às 14h36): diferente do que foi informado anteriormente, dom Vito atuou na Paróquia Santa Terezinha e não na Paróquia São Luiz Gonzaga. Datas equivocadas também foram corrigidas.


– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo