Morre Xanthus, cavalo que foi resgatado após sofrer maus-tratos em Brusque
Informação foi confirmada por uma das voluntárias que cuidava do animal
Xanthus, o cavalo que apareceu em um vídeo sendo agredido por um homem no bairro Azambuja, em Brusque, faleceu na tarde desta quarta-feira, 28. A informação foi confirmada por uma das voluntárias responsáveis pela saúde do animal, Bianca Machado.
Resgatado por voluntários independentes na segunda-feira, 19, o animal tinha cerca de 21 anos e lutava pela vida em um lar temporário encontrado por ajudantes. Com aparência e saúde debilitada, os custos para a recuperação do animal estavam sendo retirados de uma vaquinha que foi criada para arrecadar valores.
“É uma situação muito triste. Compramos umas flores para ele e vamos realizar um enterro. Os exames que fizemos apontaram que ele tinha doenças sistêmicas por todo o corpo. O médico veterinário responsável pelos cuidados já foi acionado. Queremos justiça por ele. Situações assim não podem ocorrer novamente”, comenta Bianca.
Saúde debilitada
O jornal O Município esteve na terça-feira, 27, no local onde Xanthus estava sendo cuidado. Ao ver o estado do animal de perto, a reportagem se deparou com cenas fortes. Magro e com diversos ferimentos pelo corpo, Xanthus era retrato de anos de maus-tratos. Partes do corpo estavam quase em carne viva.
“Ele chegou aqui muito pior do que como estava até ontem. Chamamos um médico veterinário para avaliar a situação e solicitar exames. Os resultados não foram bons. Se ele conseguisse se recuperar, o processo todo levaria uns seis meses. Ele estava tomando antibiótico e se alimentava bem, porém, não foi suficiente”, disse Bianca.
Ainda segundo a voluntária, o dono do animal foi identificado e o caso está sendo investigado. “Fizemos a denúncia, o boletim de ocorrência, enfim, tudo que estava ao nosso alcance. O caso não terminará aqui. Podem existir outros Xanthus por aí. Precisamos que as pessoas denunciem. Animais não podem sofrer desse jeito. Digo e repito, faremos justiça por Xanthus”.
O caso
Nas imagens divulgadas pelo jornal O Município, o cavalo aparece sendo agredido por um homem com um pedaço de madeira. Ainda de acordo com as testemunhas, o homem também teria vomitado no animal.
No dia, a Polícia Militar ajudou no resgate do animal, que não estava mais com o suposto dono. Ele foi levado para um pasto e, posteriormente, para o lar temporário onde acabou falecendo.
Confira o vídeo das agressões:
Assista agora mesmo!
Educador físico da Bolívia faz história no esporte brusquense: