Motoristas se reúnem em procissão para São Cristóvão em Brusque
Carreata marcou último dia da 64ª Festa dos Motoristas em Dom Joaquim
Receber a bênção e garantir proteção para guiar carros, motos e caminhões com segurança e tranquilidade. Estes são os objetivos que reúnem há 64 anos cada vez mais motoristas em procissão atrás de São Cristóvão, o santo que guia e olha por todos aqueles que estão atrás de um volante.
E não foi diferente na manhã deste domingo, 22 de julho, quando mais uma vez a procissão saiu do Pavilhão da Fenarreco e seguiu pela cidade, ao som de buzinas e foguetes, festejando o padroeiro até a igreja matriz da Paróquia Santa Catarina, em Dom Joaquim.
A imagem do santo, que seguiu na frente em um caminhão enfeitado com muitas flores, conduziu uma imensa fila de carros, motos e muitos, muitos caminhões, pelos cerca de 8,5 quilômetros do trajeto. Além dos motoristas, muitas pessoas aguardavam a passagem da procissão nas calçadas, assistindo a todos os motoristas que passavam e acenando com entusiasmo.
O bispo Dom Luiz Carlos Eccel, que celebrou a missa em virtude da recuperação do pároco Adão Carlos Marcelino, afirma que a Festa dos Motoristas não congrega apenas a comunidade de Dom Joaquim, mas todos aqueles que querem a bênção de São Cristóvão e que buscam a paz no trânsito.
– Eu vi até (carros) de outros municípios aqui, que vem para buscar a bênção para si e para seus veículos. É importante, porque o nosso trânsito está tão violento, então é preciso conscientizar a respeito da prudência, da responsabilidade, do respeito à vida. Acho que esse é o grande objetivo – declara.
**Leia a reportagem completa na edição desta segunda-feira, 23 de julho, do Jornal Município Dia a Dia.